Notícias

03
jun
2014
    Publicidade
Análise Sensorial: Pale Ale

Por Fabio Andreoli, biersommelier e proprietário do Empório Ein Prosit

Descobrir o mundo por meio da cerveja é uma das formas mais interessantes de se conhecer novas culturas, pessoas e construir novas amizades. Foi com esse espírito que nasceu a ABSC – A Associação Brasileira de Sommeliers de Cervejas, fundada através do esforço comum de 10 profissionais atuantes em diversos estados da federação: Alberto de Oliveira Nascimento (Brasília-DF), Artur Louzada Jeber (Belo Horizonte-MG), Fabio Andreoli Fonseca (Santo André-SP), Fábio Capeleto Patrocínio (São Paulo-SP), Fernando Jorge Curto (São Paulo-SP), Marcelo Scavone (Porto Alegre-RS), Ronaldo Rossi (São Paulo-SP), Stela Patrocínio (Pompéia-SP), Tairone Aguiar (Rio de Janeiro-RJ), Viviane Bastos Rodrigues (Juiz de Fora-MG). Sem dúvida com interesse em comum: a Cultura Cervejeira. Com esse foco buscamos levar a todos interessados informações desde a produção artesanal e industrial até artigos científicos, passando por todo o universo cervejeiro como eventos, palestras, cursos, degustações, workshops, entre outros que a diversidade desse alimento permite construir.

Foi com grande satisfação que acolhemos o projeto da REVISTA DA CERVEJA, com o desafio de apresentar a cada nova edição cervejas de diversas nacionalidades sempre com um tema definido pelo editor.  Nossa proposta ao apresentar as cervejas é fazê-lo de forma leve e inspiradora, instigando o leitor a executar a experiência junto conosco. A cada edição um novo Sommelier da ABSC estará apresentando sua lista com as suas impressões. Boa Cerveja a todos.

Pale Ale é o estilo mais popular na Inglaterra e um dos estilos de cerveja mais antigos do mundo. Utiliza leveduras Ale, que trabalham em temperaturas mais altas que as Lager, e são denominadas levedura de alta fermentação. A expressão Pale Ale é utilizada para indicar uma cerveja clara. Ela possui vários sub estilos entre eles IPA (India Pale Ale), English Pale Ale, Imperial IPA, Golden Pale Ale, American Pale Ale, American IPA, Double IPA entre outras.

As principais características desse estilo são: coloração dourada a acobreada, características terrosas e herbais proveniente do lúpulo Inglês. O amargor do lúpulo é de médio a alto no aroma e sabor. Seu corpo é medianamente encorpado e o sabor e aroma do malte varia de médio a baixo. Toques de caramelo são aceitáveis. Notas frutadas no aroma e no sabor vão de moderada a fortes. Em temperaturas muito baixas podem apresentar turbidez a frio. Pode apresentar notas amanteigadas (diacetil) desde que seja em níveis muito baixos.