Notícias

12
maio
2018
    Publicidade
Apreciadores #34 – Cervejas Ácidas

Saborear cervejas ácidas pode ser um dilema para alguns. A acidez da bebida vem das leveduras selvagens e de outros microrganismos que, durante a fermentação, deixam o sabor e o aroma bem marcantes. No mundo das Sour Beers, o azedo pode ser tão explorado como qualquer outro sabor de outros tipos de cerveja.

Destaque para a Catharina Sour

A biotecnologista e beer sommelier Bruna Amorin, não encontra problemas ao encarar uma cerveja ácida. Apesar da sua apreciação por Lambics, o destaque vai para a Catharina Sour. O primeiro estilo assumido como brasileiro, que, diga-se de passagem, tem tudo a ver com o Brasil, já possui no mercado diversas Catharinas extremamente refrescantes, com um certo azedinho e sabor de fruta bem acentuado. Bruna ressalta o leve gosto salgado que a bebida tem, além do baixo teor alcoólico. “A Lohn Bier (SC) e a Cerveja Blumenau (SC) têm uma linha muito legal de Catharinas, mas, recentemente, fiquei apaixonada pela Detox Sour da Itajahy (SC)”.

Para harmonizar com doces

Dentre as Sours, a gaúcha de Porto Alegre Scarlett Seixas aprecia principalmente as Wild and Sour. Porém, a sua atual preferência são as Sour com adição de frutas. Essa foi uma das suas primeiras degustações de cervejas ácidas, e, como sempre foi muito fã de espumantes, as bebidas chamaram a sua atenção rapidamente. “Costumo consumir as Sour no verão, pois elas são bem refrescantes e, na minha opinião, harmonizam muito bem com doces. Assim, nos dias quentes elas são ainda mais saborosas! ”

O gosto pelas ácidas

Bruno Lomazzi, natural de Goiás/GO, poderia citar, sem dificuldade alguma, uma lista de cervejas ácidas que aprecia. Seus destaques vão para a Pink Lemonade e a Green Zebra. A primeira, uma Berliner Weisse com corpo leve e refrescante, tem a sua acidez na medida certa, juntamente à adição de frutas com amora. Bruno conta que degustou a cerveja ainda esse ano e achou perfeita para os dias mais quentes. A Green Zebra, Gose sutilmente azeda, é mais adocicada e extremamente refrescante. “É uma cerveja que gosto de tomar também para limpar o paladar, para começar meu final de semana e para intercalar entre uma cerveja e outra. Gosto de tomar essa cerveja acompanhada de frutos do mar, saladas e peixes com temperos a base de limão e maracujá.”