Blumenau lança marca de Capital Brasileira da Cerveja

A cidade ainda não é reconhecida oficialmente como tal – tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei para nomeá-la como Capital Brasileira da Cerveja –, mas blumenauenses e turistas que passaram pelo Parque Vila Germânica entre os dias 28 e 29 de janeiro puderam conhecer de perto o selo alusivo ao título. Desenvolvida pela Secretaria de Turismo e pelo Parque Vila Germânica, a marca posiciona Blumenau como uma referência nacional na produção e comercialização da bebida. O lançamento ocorreu durante o evento Sommerfest – a “Oktoberfest” de verão, no Parque Vila Germânica.
IMG_5197

A equipe de Marketing da Secretaria de Turismo e do Parque, juntamente com membros de grupos folclóricos da cidade, distribuíram durante a ação bolachas de chope e adesivos com a nova identidade visual. Na ocasião, também foram instalados totens para que os visitantes pudessem tirar fotos e registrar o momento.

“Este é um momento histórico para Blumenau. A cidade já é conhecida pelo público e pelo mercado como a Capital Brasileira da Cerveja, porém, agora ganha uma identidade visual que simboliza ainda mais essa referência”, comemora o presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

De acordo com a agência Onewg, criadora do design, a arte possui em sua composição elementos da arquitetura da cidade. A marca tem os traços de estruturas enxaimel, presentes em diversos pontos de Blumenau, como na prefeitura, na torre do relógio da Catedral São Paulo Apóstolo e em residências da Vila Itoupava e do Centro Histórico. Na base inferior da marca, ainda, consta a data de 1860, que se refere à fundação da primeira cervejaria de Blumenau, criada por Heinrich Hosang.

IMG_5349
Para o desenvolvimento da arte, a agência também utilizou cores que retratam a identidade de Blumenau. O vermelho e o amarelo estão presentes na bandeira alemã e referem-se à imigração. E ainda foram utilizadas como inspiração palavras que remetem à identidade da cidade, como tradição, cultura, enxaimel, festas e gastronomia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*