British Beer Day: evento pra inglês nenhum botar defeito

British Beer Day

Aconteceu no dia 19 de julho, no CTG Maragatos em Porto Alegre/RS, o dia britânico que ficou querido entre os cervejeiros: o British Beer Day. Organizado pela Acerva Gaúcha em homenagem aos estilos da terra da rainha, o evento reuniu 217 pessoas entre sócios e convidados que puderam degustar Bitters, ESBs, IPAs, Porters, Red Ales e Stouts produzidas pelos associados da Acerva e de microcervejarias do estado.
Para acompanhar as cervejas, o público ainda pôde aproveitar o já tradicional costelão do CTG, também na programação estava o concurso “Melhor Cerveja do Dia”

O evento surgiu da vontade de trazer uma proposta diferente daquelas já organizadas, normalmente voltadas ao estilo India Pale Ale. Segundo o presidente da Acerva Guenther Sehn, os associados queriam seguir os mesmos moldes dos eventos anteriores, mas focando em outra escola de cerveja. Para isso, realizaram uma votação e o estilo britânico foi o escolhido. Outra novidade foi a campanha idealizada pela Associação que sugeriu, ao invés de vender, trocar produtos do evento, como camisetas e copos, por agasalhos para doação. “É uma coisa que toda associação deveria fazer, às vezes a gente se esquece disso. O bom é que em um grupo grande sempre tem alguém que acaba lembrando o quão importante é a doação”, afirma Guenther.

Entre as atrações do BBD, estava a palestra sobre insumos e técnicas de brassagem de estilos britânicos, ministrada por Mauricio Chaulet, cervejeiro caseiro e sócio da Cervejaria Lagom (RS). Mauricio elogiou o British Beer Day e o público bastante interessado e apontou a variedade como o grande diferencial do evento, que “abre um leque para trazer dezenas de estilos”. Quanto às cervejas do dia, o sócio da Lagom acrescentou: “eu só tomo a dos caseiros, as das outras (microcervejarias), eu tomo em bares!”.

Além da microcervejaria Lagom, que levou sua ESB servida pelo Beer Engine – é a única micro do Brasil com este dispositivo –, estavam presentes no evento as gaúchas Babel, com sua Lucky Jack, Baldhead, com a Special Bitter, Barco, que levou sua Kings & Queens, Irmãos Ferraro, com a Ciocolato Stout, Maniba, com a Oatmeal Stout, e a Seasons, com a cerveja Limbo Session Stout.

No total, foram 28 cervejas diferentes produzidas por cervejeiros caseiros. Uma delas era do homebrewer Keny Adriano Marquardt, maturada em barril de madeira hidratado com uísque. Resultado? Uma ESB com toques de madeira e também de uísque que fez sucesso entre os participantes.

Veja fotos do evento em nossa galeria!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*