Notícias

11
jun
2017
    Publicidade
Caropreso com cerveja: cervejas e burgers

Por Luiz Caropreso, sommelier de cervejas, professor pela Doemens Akademie e diretor da BeerBiz – Cultura Cervejeira.

Olá, meus amigos cervejeiros! No dia 28 de maio, comemoramos o Dia do Hambúrguer. Vou aproveitar sugestões de meu filho Pedro, um verdadeiro “sommelier de hambúrgueres”, se é que isso existe, e passar minhas dicas de harmonização com algumas cervejas fantásticas, premiadas com ouro no último Concurso Brasileiro de Cervejas, de Blumenau/SC, as quais tive o prazer de avaliar para a próxima edição impressa da nossa Revista da Cerveja.

  • Colorado Appia com hambúrguer de shiitake, queijo brie, tomate confitado e tomilho no brioche – receita do Tradi (SP)

Esta Weizenbier com 5,5% de teor alcoólico é produzida na cidade de Ribeirão Preto/SP pela cervejaria Colorado, que agora pertence a Ambev. Posso dizer que este já é um clássico entre as especiais brasileiras. Uma cerveja com todas as características do estilo, de textura suave e quase cremosa que traz algumas notas terrosas, além do cítrico. Irá harmonizar muito bem com esse hambúrguer leve, mas de sabores marcantes.

Cerveja-Colorado-Appia-600ml

  • Cerveja Vó Maria e seu Lado Zen e hambúrguer de salmão defumado

Minha segunda sugestão é um hambúrguer feito com salmão defumado (faça um tartar de salmão e molde com um aro de metal no formato de hambúrguer), que neste caso não deve ir ao fogo. Monte em pão australiano e cubra com cream cheese, folhas de rúcula e regue com molho teriyaki. Harmonize com a cerveja Vó Maria e seu lado Zen, uma refrescante Hoppy Lager com 4,9% de álcool produzida pela Cerveja Avós, uma cigana de São Paulo. O que chamou minha atenção nessa cerveja foi sua extrema refrescância, leveza e drinkability. Muito equilibrada e fresca (é uma cerveja viva), combina muito bem com esse burger. Vale experimentar.

vo-maria-e-o-seu-lado-zen

  • Cerveja Capitu Diadorim com hambúrguer de lombo suíno e bacon, recheado de queijo gruyère, coberto com queijo gouda derretido, guarnecido de vinagrete de maçã e chips de mandioquinha

A Diadorim é uma cerveja surpreendente. Produzida pela Cerveja Capitu (SP), tem tudo o que se espera de uma legítima Saison – delicados toques cítricos, advindos das leveduras, e terrosos, proporcionados pela mandioqinha que, abraçados por uma textura rústica e seus 5,3% de álcool são elementos suficientes para cortar a untuosidade desse hambúrguer, receita do Cão Véio, aqui de São Paulo. Ao final dessa experiência, ficam uma gostosa refrescância no palato e um gostinho de quero mais.
cerveja-capitu-diadorim-saison-com-mandioquinha-310ml

  • Cerveja Gaspar Brothers com hambúrguer de tutano e molho rôti

Se você não puder vir experimentar esse hambúrguer no Z Deli, em São Paulo, peça ao seu açougueiro que moa uma carne saborosa, como fraldinha por exemplo, e serre algumas canelas bovinas no sentido transversal. Faça hambúrgueres de 180 a 200 g e asse na churrasqueira. Asse também os ossos, retire o tutano e reserve. Monte seus burgers em pão de brioche, cobertos pelo tutano e finalizados com o molho rôti. Acompanhe com a Gaspar Brothers, de 6,4% ABV, produzida pela Gaspar Family Brew do Rio de Janeiro/ RJ. Essa Belgian Blond Ale é elaborada com uma combinação de cereais maltados e não maltados e traz aromas característicos, provenientes de leveduras belgas, como frutas amarelas em compota, além de um delicioso floral.

gaspar brothers

Espero que gostem das dicas e se divirtam cozinhando e degustando essas delicias.