Microcervejaria promove ações de conscientização ambiental em todo o ciclo de produção

Praticar ações em prol do meio ambiente faz parte do planejamento de muitas empresas que têm como postura a consciência ambiental e social. Um microcervejaria localizada no sul de Santa Catarina é um exemplo do gênero no setor – ações sustentáveis estão presentes em todo o ciclo de produção da fábrica.

Desde que iniciou suas operações, em janeiro de 2014, a Lohn Bier encontra formas de contribuir para o meio ambiente e região onde está inserida. Todas as garrafas de cerveja do Pub Lohn são doadas para cervejeiros artesanais caseiros que as reutilizam, em uma média de duzentas por mês. Toda semana as garrafas são distribuídas para serem reutilizadas por aqueles que, assim como a Lohn Bier, fazem parte da cultura da cerveja artesanal.

Lohn-Bier-2As sacas de malte, matéria-prima da cervejaria, viram sacolas feitas por costureiras da região. Depois de limpas e customizadas, as sacolas personalizadas servem para os clientes levarem as cervejas para casa. Além disso, do processo de fermentação da cerveja resulta a levedura que vira alimento para bois e vacas criados pela família proprietária da microcervejaria, cujas carnes são usadas para fazer o Hambúrguer Lohn.

A fábrica e o pub fazem a coleta seletiva de lixo, uma parceria do Consórcio Cirsures com a Cooperativa de Reciclagem Rio América – Cooperamérica e a prefeitura de Lauro Müller. “A coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados por quem gera o lixo, neste caso a Lohn Bier, e disponibilizados para a coleta separadamente. Ações como essa são importantes, pois na central de triagem os resíduos são separados, estocados e posteriormente vendidos, gerando emprego e renda aos catadores”, pontua o engenheiro ambiental e gerente geral da Cirsures, Thiago Maragno Biava.

A água utilizada na fábrica é tratada e descartada corretamente em um processo de decantação com diversas caixas d’água na área externa da fábrica. Este projeto foi aprovado pela prefeitura do município. “Nos preocupamos com o meio ambiente e de que forma podemos contribuir para que nossas ações sejam também bons exemplos. Queremos que nossos clientes tenham o prazer de beber uma Lohn não só pela excelência da nossa cerveja, mas pela consciência que a marca tem em sua produção”, finaliza a sócia e proprietária Tatiani Felisbino Brighenti.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*