Magrela é a segunda gruitbeer da fábrica-bar paulista
Da parceria entre a Cervejaria Nacional (SP) e o programa Bike & Beer Bélgica — que leva ciclistas para um tour cervejeiro na Bélgica — foi criada a segunda edição da Magrela, cerveja 0% IBU que será lançada no dia 11 de maio.
E não foi erro de digitação, a novidade não possui lúpulo. No lugar dele, foi utilizado uma seleção de ervas, flores, folhas e raízes, comum durante a Idade Média. O gruit era usado para conferir sabor e aroma à cerveja, e poderia conter noz-moscada, gengibre, canela, erva doce, louro, entre outros ingredientes. Naquele período, a iguaria (também chamada de fermentuum, ainda que erroneamente) era de domínio da Igreja Católica, que controlava e tributava seu comércio.
Com o tempo e graças, principalmente, a monja beneditina Hildegarda Von Bingen, o lúpulo passou a ser aplicado à cerveja como útil aromatizante e conservante natural — para a felicidade daqueles que queriam se ver livres do poder da Igreja sobre o gruit.
A Magrela possui 6,5% de teor alcoólico e uma coloração dourado intenso. Em sua composição, além de aveia, trigo, cevada crua, mel e açúcar marcavo, se destacam erva doce, canela, pimenta do reino, coentro, louro, gengibre e noz-moscada. Foram produzidos 500 litros da receita, que poderão ser degustados no brewpub a partir do dia 11 de maio, segunda-feira. Na noite do lançamento, ela será servida em sistema double chope: quem pedir um pint, ganha o segundo.
A Cervejaria Nacional fica na Av. Pedroso de Morais, 604, bairro Pinheiros – São Paulo/SP.
2 Comments