Edições

Edição #19 - Novembro/ Dezembro 2015

Gordon Strong, Fruit Beers e fim de ano

Fim de ano, momento para refletir sobre o ano que se encerra – e para avaliar o percurso, as lutas e as conquistas do meio cervejeiro. Apesar de todas as dificuldades de 2015, incluindo crises econômica e política, o mercado artesanal avançou, consolidando-se com uma infinidade de lançamentos de cervejas e cervejarias, além do nascimento de muitos homebrewers – movimento registrado nas páginas da Revista da Cerveja ao longo de todo o ano. Nesta edição de novembro e dezembro, a constatação de que existe muito a se comemorar, a começar pela aprovação, na Câmara, do texto que inclui as micros no Simples Nacional. Uma matéria explica o que muda com as novas propostas da lei, que agora se encaminha para aprovação no Senado. De vitórias as cervejarias brasileiras estão transbordando, já que muitas conquistaram prêmios nos campeonatos internacionais Copa Cervezas de America, International Beer Challenge e World Beer Awards. E ainda uma conquista científica: a primeira linhagem genuinamente nacional de levedura descoberta por Gabriela Montandon já está produzindo cervejas em Minas Gerais. Tudo isso está na novíssima edição 19.

Sr. BJCP

A capa traz o presidente do BJCP, Gordon Strong. O Beer Judge Certification Program, além de servir de guia de avaliação, em especial para concursos caseiros, certifica juízes de cerveja em todo o mundo para campeonatos de nível internacional. Gordon compartilha suas experiências e impressões sobre cerveja artesanal. Os homebrewers sempre têm um espaço especial em toda edição, e nesta encontram a receita de uma Belgian Blond Ale e dicas do colunista Ricardo Rosa para o uso de polpas e sucos de fruta em sua produção. Curioso sobre Fruit Beer? Especialistas explicam na seção ABC os detalhes deste estilo que tem aberto os horizontes da produção nacional. E se é para falar de curiosidades, a matéria sobre chopeiras tem muitas: além de contar as histórias de grandes fabricantes do país, traz um guia sobre cada tipo e os componentes destas companheiras do chope.

Para um bom 2016

A revista viajou até a capital federal para acompanhar o primeiro grande evento da cidade, o Bierfest Brasília. Viajar, aliás, é o lema de Edson Carvalho, o conhecido Viajante Cervejeiro, que conta suas histórias nesta edição. Quem também compartilha sua trajetória é a Cervejaria Invicta, ribeirão-pretana que vem angariando prêmios e fãs, apesar do pouco tempo de existência. Para as festas de dezembro, uma harmonização inovadora, guiada pelo chef Rodrigo Martins e pelo sommelier Daniel Wolff. Em 2016, claro, a revista estará de volta, repleta de matérias especiais. Bom fim de ano!