Edições

Edição #20 - Janeiro/ Fevereiro 2016

Bodebrown, drinks e água cervejeira

Mais um ano começando, mais desafios e consolidações pela frente. Em 2015, de Norte a Sul, houve uma grande explosão na produção de cervejas artesanais, seguida do surgimento de inúmeras fábricas, cervejeiros caseiros, lojas, restaurantes, pontos de venda e bares associados ao movimento, à sua cultura, hábitos e tendências. Nomes internacionais que nos visitam apontam, além da surpreendente qualidade dos nossos produtos, o Brasil como uma potência cervejeira emergente. Então que venha 2016! Para iniciar o ano com o pé direito, uma edição repleta de bons auspícios e de informação cervejeira.

Inovação

Uma cervejaria que se tornou praticamente um símbolo da inovação em curso no país é a Bodebrown (PR), capa da edição 20. Através de receitas inventivas e de colaborações, ela projeta a cerveja brasileira na mídia e no exterior. Outra fábrica destaque, a Amazon Beer (PA) está na seção Prêmio contando suas conquistas. Dando sequência à série Insumos Made in Brazil, a edição traz uma reportagem técnica sobre a água. Ao lado das boas perspectivas que os insumos começam a ganhar no país, o conhecimento sobre esta que é a base da bebida será fundamental para a explosão cervejeira. Ultimamente, tem crescido as comparações do movimento brasileiro com o que ocorreu nos Estados Unidos há 15 anos. Para entender isso, a resenha da edição traz o livro “A revolução da cerveja artesanal”, de Steve Hindy, cofundador da Brooklyn Brewery, que conta a história do movimento norte-americano. Para pensar fora da caixa, uma harmonização diferente: drinks com cerveja, pelas mãos do sommelier e mixologista Douglas Merlo.

Resultados e curiosidades

O movimento artesanal vem despertando o interesse de um público cada vez maior, e prova disso foi o Mondial de La Bière Rio 2015, que expandiu em espaço, em número de cervejarias, de rótulos participantes e, principalmente, em público consciente deste movimento. A cobertura completa está nesta edição, que ainda traz uma agenda cervejeira com os principais eventos previstos para 2016. Uma entrevista com a jornalista e cicerone Melissa Cole e matérias sobre a retomada da Acerva Brasil, o passo a passo para o registro no MAPA e uma viagem ciclística e cervejeira também recheiam a edição. Além da presença sempre ilustre dos colunistas Daniel Martins, Jorge Gitzler (Abracerva), Ricardo Rosa, Ronaldo Rossi e Sady Homrich. Que 2016 seja um ano de revolução cervejeira e de muitas boas cervejas!