Edições

Edição #22 - Maio/ Junho 2016

Madeira, Festival e Doemens

São grandes as expectativas para o movimento cervejeiro, que, até aqui, seguiu incólume através da crise econômica. Sim, mesmo com este cenário, vem acontecendo a consolidação da cena brasileira, inclusive internacionalmente. A edição #22 traz um panorama deste momento. Para começar, uma entrevista com dois grandes nomes da Doemens Akademie de Munique, Alemanha: Wolfgang Stempfl, diretor geral e reitor, e Michael Zepf, diretor educacional da instituição, que projetam sua visão sobre o movimento brasileiro e sobre educação cervejeira. Outra prova do entusiasmo que alimenta a cena nacional é o Festival Brasileiro da Cerveja, que este ano bateu recordes, arrastando cervejeiros e apreciadores até Blumenau/SC para celebrar a cultura e compartilhar conhecimento. A cobertura completa do evento também está nesta novíssima edição, que traz muito mais.

O encanto da madeira

Em momento de amadurecimento do mercado artesanal, é indispensável debruçar-se sobre os insumos. Por isso, a edição #22 prossegue nesta temática, trazendo uma abordagem sobre uma tendência que veio para ficar: o uso de madeira na maturação de cervejas, o que, na verdade, retoma os primórdios da produção da bebida. Para combinar com este clima, a Lamas Brew Shop ensina aos homebrewers a receita de uma Old Ale, cerveja da escola inglesa. Falando em primórdios, Histórias Cervejeiras conta a trajetória da Rischbieter Brauerei, do imigrante alemão Karl Rischbieter, cervejeiro profundamente envolvido com a comunidade blumenauense no longínquo século XIX. Também o percurso de uma das fábricas mais antigas e pioneiras no Brasil, a Ashby (SP).

Da harmonização à técnica

Para deixar a revista mais gostosa, a seção Harmonização apresenta a exótica cozinha Thai, da Tailândia, com o chef Rafael Jacobi comandando as panelas e o beer sommelier Edu Pelizzon combinando as cervejas. A edição ainda inicia uma descontraída série sobre cervejarias temáticas. Completando os destaques, a informação especializada dos ilustres colunistas: Daniel Martins e seu conhecimento queijeiro, Maurício Beltramelli falando sobre a AbracervaRicardo Rosa e as dicas aos cervejeiros caseiros, Ronaldo Rossi harmonizando cerveja e churrasco e o olhar de Sady Homrich sobre o IV Concurso Brasileiro de Cervejas. Boa leitura e saúde!