Edições

Edição #24 - Setembro/ Outubro 2016

Fruit Beer, culinária alemã e Cervecon

Com a primavera, chega esta nova edição da Revista da Cerveja, repleta de informações sobre o movimento cervejeiro – que, a cada dia, faz florescer novas perspectivas, cultiva as oportunidades e enraíza sua cultura na realidade brasileira. Para conquistar olhares e diferenciar-se, a produção nacional tem apostado no uso de insumos típicos do país. Neste cenário, são elas, as frutas, que se destacam.

Uma ideia madura

Um estilo que corre o mundo, as Fruit Beers ganham por aqui um toque da criatividade dos cervejeiros brasileiros. A revista traz uma abordagem sobre a presença de frutas na bebida, com o olhar de três especialistas. Levando a cerveja para a mesa, a chef Cleonice Helsing e o beer sommelier Leandro Schmitt combinam pratos tradicionais da culinária alemã com a bebida típica daquele país. Os homebrewers podem se aventurar em uma receita de hidromel assinada por Alessandro Morais, da Lamas Bier. Aventura também combina com cicloturismo cervejeiro, tema do livro “Grand Tour 2015”, de Gustavo Eidt, resenhado nesta edição, que ainda traz uma entrevista com o belga Sébastien Morvan.

Eventos e histórias

A cada ano, surgem novos eventos para movimentar o setor, e este número fala de dois deles: o 1º Congresso Latino-americano de Ciência e Mercado Cervejeiro (Cervecon), voltado aos negócios, e o 1º Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, que sediou a sexta edição da South Beer Cup. A edição ainda traz estúdios de tatuagem que oferecem cerveja artesanal, explicações sobre o ABV e um relato da cena cervejeira na Índia. A trajetória da Cervejaria Klein, as medalhas conquistadas pela Heilige e o resgate da Cervejaria Gustavo Jahn também são destaques. Para completar, o Espaço Abracerva e os nossos colunistas Daniel Martins, Ricardo Rosa, Ronaldo Rossi e Sady Homrich. Lembrando que foram atualizadas as versões do app da revista para Android e iOS. Boa leitura e saúde!