Edu Pelizzon é o vencedor do 4° Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas

O sommelier também se classificou para o 5º Beer Sommelier World Championship, que ocorre na Drinktec 2017, em Munique/Alemanha, no dia 10 de setembro.

Gaúcho, 37 anos, nascido em Três de Maio/RS, mas morador em Porto Alegre desde 1995, Eduardo Pelizzon é o grande vencedor do Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas de 2017. A paixão pela bebida nasceu e foi fomentada de 2008 a 2011, período em que morou em Dublin, na Irlanda, onde conheceu as cervejas especiais belgas, inglesas e alemãs. De volta ao Brasil, em 2011, fez dois cursos de cerveja caseira; em 2013 se formou nos cursos de beer sommelier e On Tap, da Perestroika; em 2014, o Curso de Empreendedorismo nos Negócios da Cerveja, da Beer Academy; em 2015 e 2017, respectivamente, cursou Tecnologia Cervejeira Avançada e Mestre em Estilos no Instituto da Cerveja do Brasil. Como sommelier, atua em eventos, degustações e harmonizações e consultorias para empresas do ramo cervejeiro, desde a produção, bares e restaurantes.

O 4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, promovido pelo ICB, aconteceu em três etapas. A 1ª fase eliminatória, com prova de múltipla escolha, classificou 45. Na 2ª fase, com prova prática de identificação de cervejas e defeitos sensoriais, foram selecionados os cinco melhores colocados que chegaram a final. Sobre vencer o concurso, Edu comenta: “Surreal. A sensação é indescritível, emocionante e anestesiante. Todos os sommeliers que participaram tem alta qualidade e competência. Me sinto honrado em alcançar esse resultado. Vencer foi o resultado de bastante estudo e dedicação. Foi um momento, onde o controle da tensão era mais importante, a batalha era pessoal”.

Além de ganhar uma viagem para conhecer as plantações de lúpulo na região de Yakima, em Washington (EUA), patrocinada pelo grupo Barth-Haas como prêmio, Edu também participará – com os outros nove primeiros colocados no campeonato – do Beer Sommelier World Championship 2017 que acontece na Drinktec, em Munique/Alemanha, em setembro deste ano. Sobre as expectativas para o campeonato, o sommelier cervejeiro comenta: “a expectativa é de termos um brasileiro entre os finalistas e quem sabe entre os 3 melhores. O nível dos candidatos é alto, vamos competir com profissionais altamente qualificados em provas que são realizadas em um dia apenas e exige bastante do corpo e da mente. Agora o time brasileiro já sabe a dinâmica da prova para que possamos nos preparar melhor. Vamos estudar muito para tentar chegar entre os melhores do mundo. Não vai ser fácil, mas estou confiante que vamos fazer um excelente campeonato.”

Para viabilizar a ida de todos os 10 participantes ao campeonato mundial, o grupo de classificados estão montando um projeto para arrecadar fundos para a viagem à Alemanha. “Dentre as ideias que estamos trabalhando, além de patrocínios diretos para os participantes, vamos produzir uma ou algumas cervejas desenvolvidas pelos 10 sommeliers em conjunto para angariar capital suficiente para que possamos estudar e viajar para trazer o título para o Brasil. Em breve anunciaremos o plano para que empresas e amantes de boas cervejas possam participar”, finaliza Edu.

 

Edu Pelizzon também já participou da nossa seção Harmonização na edição #22. Confira aqui.

 

* Foto: Renata Monteiro

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*