Notícias

30
out
2015
    Publicidade
Empresa cria microcervejaria adaptada a contêiner

Batizada de D Brewery, a novidade será lançada durante o Slow Brew Brasil, festival de cervejas que acontece em Ribeirão Preto dias 30 e 31 de outubro.

Toda grande cervejaria artesanal nasce das panelas, pelas mãos de um cervejeiro caseiro, muitas vezes, motivado apenas pelo entusiasmo. Com o tempo, a tendência é que esse homebrewer busque aperfeiçoamento através de cursos, leituras e, principalmente, muitas brassagens. E aí, então, abra um negócio próprio — o que nem sempre torna-se viável financeiramente, principalmente pelo investimento que um espaço adequado demanda. Mas, e se ao invés de uma fábrica convencional, o cervejeiro pudesse ter a sua microcervejaria instalada em um contêiner?

Pensando nessa possibilidade, a D Container, uma empresa especialista no desenvolvimento de projetos em contêineres, uniu forças ao mestre-cervejeiro Reynaldo Fogagnolli e à fábrica de equipamentos cervejeiros Egisa e, juntos, desenvolveram uma nano cervejaria modular.

Projeto 3D da D Brewery

O inventivo projeto surgiu, segundo o sócio da D Container, Keco Corrêa, como surge boa parte dos empreendimentos cervejeiros: na mesa do bar, entre uma cerveja e outra. “Estávamos discutindo sobre o mercado brasileiro de cervejas artesanais e o quanto ele ainda tem potencial de crescimento comparado com outros mercados, como o dos EUA. E foi quando surgiu a ideia: construir uma cervejaria modular, dentro de um contêiner”, conta Keco.

A novidade consiste em cinco módulos: Brassagem e Fermentação; Moagem e Estocagem; Fer-Mat; Envase e Rotulagem; e Depósito e Câmara Fria. Os tamanhos e a capacidade de produção variam de acordo com as necessidades do cliente, podendo ser ampliados conforme a demanda. A D Brewery ainda é sustentável e permite mobilidade. “Nos referimos a ela como Plug and Play, o cliente compra, liga na tomada e faz sua cerveja”, conta Keco.

A D Container é jovem, tem menos de dois anos de operação, mas seus sócios atuam no segmento de aço há mais de 20. Situada em Ribeirão Preto, a empresa realiza todo tipo de projeto em contêiner, com soluções criativas e customizáveis — como a D Brewery.

No Slow Brew Brasil, festival de cervejas especiais que ocorre em Ribeirão Preto, o produto terá a sua estreia. Na ocasião, será apresentada uma unidade de aproximadamente 17 m², com capacidade de produção de 4,8 mil litros por mês, que poderá ser conferida até o final da feira. Um brinde às boas ideias!

Desenho técnino da D Brewery 2

 

 

D Brewery em construção
Modelos de aplicações