Encontro Nacional das Acervas começa esta semana

10ª edição do evento acontece em Porto Alegre, de 4 a 6 de junho. Inscrições para as atividades ainda estão abertas.

Faltam poucos dias para a capital do Rio Grande do Sul receber o maior encontro de cervejeiros caseiros do Brasil. O evento é realizado anualmente pela Acerva (Associação dos Cervejeiros Artesanais) anfitriã, que organiza uma série de ações para estimular o setor e congregar homebrewers e entusiastas de todo o país, disseminando conhecimento e promovendo a cultura cervejeira responsável.

Organizado pela Acerva Gaúcha, o encontro deste ano conta com uma programação que abarca palestras com nomes do Brasil e do exterior, visitas à pubs e microcervejarias de Porto Alegre e o tradicional Concurso Nacional das Acervas. A competição recebeu 700 amostras, 100 a mais que o previsto — fato que contribuiu para o encerramento das inscrições mais de 15 dias antes do prazo. O concurso ainda apresentou diversas novidades, entre elas a inclusão da categoria Hidromel e a criação do Troféu Panela de Ouro, que será entregue ao cervejeiro que tiver o melhor desempenho geral.

Quem abre os trabalhos do evento, dia 4, são os juízes do Concurso. Ao todo, 51 profissionais se reunirão no Hotel Deville para avaliação das amostras, que segue durante os dois primeiros dias. Já quem abre a programação de palestras (aberto ao público), às 9h, é Luis Felipe Moraes, com o tema Hidromel. Luis é sommelier de vinhos e juiz de Hidromel reconhecido pelo BJCP; também é fundador da Pompeia Hidromeis em Campo Largo/PR. 

Na sequência, às 10h30, Daniel Christo aborda o tema Sanitização. Ele é biomédico habilitado na área de Microbiologia. É gestor do Departamento Técnico na Thech Desinfecção, atuando no desenvolvimento de soluções técnicas para o controle microbiológico em diferentes tipos de indústria.

À tarde, a primeira palestra ainda será definida. A bacharel em Biologia Kara Taylor, que atua na White Labs, nos Estados Unidos, cancelou sua participação no evento. Ela ministraria duas palestras, uma na quinta e outra na sexta-feira, ambas às 14h.  Ainda no dia 4, às 15h45, o norte-americano Nathan Smith fala sobre homebrewing e desenvolvimento de receitas. Nathan é cervejeiro caseiro, juiz BJCP e contribuidor do programa de rádio Brewing Network; foi finalista em quatro competições de homebrewers nos EUA desde 2009.

Outro convidado internacional é Pete Slosberg, um dos pioneiros da cena craft beer norte-americana. Pete é fundador da Pete’s Brewing Company — uma das maiores dos EUA na década de 1990. Na quinta-feira, às 17h30, ele encerra o quadro de palestras, com um caso de estudo sobre a Almanac Brewery.

No dia 5, às 9h, quem abre a série de palestras é Paulo Schiavetto, com o tema Brassagem para o homebrewer: elaboração de receitas e pontos críticos na fabricação do mosto. Paulo é engenheiro de produção e mestre-cervejeiro, formado em Louvain-la-Neuve, Bélgica. Atualmente, ele presta assistência técnica na área cervejeira e trabalha como consultor assistente da empresa inglesa CARA Technology. Dando sequência, às 10h30, Nathan Smith fala sobre novas variedades de lúpulo.

Na tarde, a primeira palestra ainda será definida. Às 15h45 é Pete Slosberg quem volta para falar sobre chocolate e cerveja, com o tema The wicked adventures. Marcelo Barga fecha a programação de palestras com a conferência O “estado da arte” da fermentação, às 17h30. Marcelo é engenheiro de bioprocessos e biotecnologia e mestre em Engenharia de Processos Térmicos e Químicos.Atualmente, ele atua na empresa Bio 4 – Soluções Biotecnológicas, no desenvolvimento de novas linhagens de levedura para o setor de bebidas e sucroalcooleiro.

Paralelamente às palestras, ocorrem visitas a cervejarias e bares da cidade — atividades intituladas de Brewery e Pub Crawl, respectivamente. No dia 4, à tarde, os participantes poderão conhecer as micros Oito, Lagom e Seasons, situadas no efervescente polo cervejeiro do Bairro Anchieta. À noite, nesse mesmo dia, ocorre o Pub Crawl, que levará os participantes aos pubs Hidden, Biermakt Vom Fass e Lagom Moinhos. No dia seguinte, à tarde, a visita ocorre às fábricas Babel, Baldhead e Irmãos Ferraro. Outro evento é o tradicional churrasco, que será oferecido  na sede da Acerva Gaúcha à noite.

No sábado, a Casa do Gaúcho (espaço de eventos na cidade) será palco do festival de encerramento, onde será divulgado os resultados do Concurso Nacional das Acervas. Apenas sócios das Acervas podem adquirir ingressos para esse dia.

Todas as palestras acontecem no auditório do Hotel Deville Prime. Os ingressos são vendidos por dia, sendo que os eventos paralelos (Brewery Crawl, Pub Crawl e churrasco) são vendidos separadamente. Os valores são distintos para sócios da Acerva Gaúcha, sócios de outras Acervas e não sócios. As inscrições podem ser feitas através deste link. Para mais informações, clique aqui.

Será disponibilizado transporte na sexta-feira, entre o Hotel e a Sede da Acerva Gaúcha, e no sábado, entre o Hotel e a Casa do Gaúcho. Para adquiri-lo  acesse este link, o valor não está incluso no ingresso.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*