Notícias

19
jun
2017
    Publicidade
Expocachaça gera 46 milhões em negócios durante quatro dias de feira

27ª edição marcou um aumento de 20% no tamanho da feira, que conseguiu atrair um público de 45 mil pessoas para o Expominas.

 

Os visitantes puderam conferir aproximadamente 600 marcas de cachaças e 50 rótulos de cerveja | Foto: Divulgação
Os visitantes puderam conferir aproximadamente 600 marcas de cachaças e 50 rótulos de cerveja | Foto: Divulgação

De 8 a 11 de junho, Belo Horizonte foi palco da maior feira de cachaça do mundo. Considerada uma vitrine da bebida, a Expocachaça comemomorou 20 anos de atividades, reunindo em sua 27ª edição um público de aproximadamente 45 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Além de conhecer os principais produtores e as grandes marcas de cachaça do Brasil, o visitante conferiu uma programação diversificada, entretenimento, gastronomia e negócios.

 

A novidade desta edição ficou por conta do lançamento da Carreta Alambique Escola- Brasil | Foto: Divulgação
A novidade desta edição ficou por conta do lançamento da Carreta Alambique Escola- Brasil | Foto: Divulgação

Segundo José Lúcio Ferreira, presidente da Expocachaça, nessa edição foram gerados R$ 46 milhões em negócios durante e após a feira, com equipamentos negociados para o exterior e a vinda de empresas internacionais. Outro destaque da Expocachaça foi a 11ª edição da Brasil Bier, o festival aconteceu dentro da feira e apresentou as principais microcervejarias do cenário nacional. Os visitantes puderam conferir aproximadamente 600 marcas de cachaças e 50 rótulos de cerveja.

 

Progamação diversificada reuniu entretenimento, gastronomia e negócios | Foto: Divulgação
Programação diversificada reuniu entretenimento, gastronomia e negócios | Foto: Divulgação

A grande novidade desta edição ficou por conta do lançamento da Carreta Alambique Escola- Brasil, com 13 metros de comprimento e 52 m² de área útil. O público pôde conhecer todo o espaço do veículo: alambique de cachaça, laboratório, sala de aula para 15 alunos, biblioteca e vidioteca. A carreta ficará sediada em Belo Horizonte, mas vai percorrer todo o Brasil levando até os produtores o conhecimento necessário para produzirem com qualidade e dentro dos padrões legais e exigidos pelo mercado de bebidas destiladas no mundo, tornando a cachaça um produto mais competitivo.

Além de Minas Gerais, a 27ª edição da feira recebeu produtores de outros estados do país, dentre eles, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Alagoas. Essa participação trouxe visibilidade para novas marcas e para a própria bebida que atualmente gera um montante de R$ 6 bilhões em vendas. “Em termos de negócio, essa edição foi muito melhor do que as dos outros anos. O mercado da cachaça está melhorando. Estamos no melhor momento”, afirma Henrique Tenório, da cachaçaria Gogó da Ema.