Lançamentos no Festival Brasileiro da Cerveja: 2 Cabeças, Kiezen Ruw, Swamp Brewing, Al Fero Birrificio, Campinas e Hardbop - Revista da Cerveja

Notícias

26
fev
2018
    Publicidade
Lançamentos no Festival Brasileiro da Cerveja: 2 Cabeças, Kiezen Ruw, Swamp Brewing, Al Fero Birrificio, Campinas e Hardbop

Dos dias 7 a 10 de março, o Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC, recebe um dos maiores eventos de cerveja artesanal do país: o Festival Brasileiro da Cerveja. Confira o nosso segundo post sobre as novidades que ocorrerão por lá.

2 Cabeças (RJ)

Com dois lançamentos para o festival, as novidades da cervejaria são a Papo Cabeça, uma Strong Golden Ale, e a Torta Alemã, uma Baltic Porter colaborativa com a cervejaria alemã Freigeist.

— A Papo Cabeça é potente e complexa no aroma, com coloração dourada e corpo médio. Os aromas frutados da levedura belga se unem ao lúpulo alemão Hallertau Blanc, que traz características de frutas amarelas e vinho branco para a cerveja. ABV 8,2% e IBU: 28.

— A Torta Alemã traz a característica de biscoito e a textura típica da torta à cerveja, já o chocolate traz a combinação entre o nibs de cacau e os maltes tostados. O estilo Baltic Porter é pouco comum no Brasil, além de ser uma versão mais potente da English Brown Porter, fermentada com levedura Lager, dando destaque para o perfil maltado da cerveja.

Estande: B-25

 

Kiezen Ruw (SC)

A cervejaria catarinense estará no festival com o lançamento da Smoked Double Black IPA.

— A cerveja é derivada de uma American IPA, com diferença na sua coloração escura, na secura e alto amargor. A bebida possui destaque nos aromas e sabores de maltes em variadas tostas, além de centeio e malte defumado, conferindo notas de caramelo, toffee e chocolate. ABV 8,1% e IBU 58.

Estande: D-8

Swamp Brewing (PR)

Serão dois novos rótulos apresentados pela Swamp Brewing: a Tryout e uma colaborativa com as cervejarias Seasons e Guarnieri.

— A Tryout é uma American Strong Pale Ale de 6,5 ABV e 55 IBU, uma cerveja em que os lúpulos equilibram o ducor do malte.

— A colaborativa com as cervejarias Seasons e Guarnieri é uma IPA em que pegamos as três ultimas medalhistas no estilo e criamos a “A Vaca e o Cachorro foram para o Brejo”, ela possui 6,2% ABV e 65 IBU com a presença de de lúpulos Simcoe e Citra.

Al Fero Birrificio (SC)

A cervejaria trará para o festival os lançamentos:

— Al Fero Witbier: uma Witbier com adição de coentro, raspas de limão siciliano e manjericão. A ideia desta receita é aproximar a cerveja à culinária italiana, principalmente pizzas leves e massas ao molho pesto. ABV – 4,9%. IBU – 12.

— Italian Grape Ale: ainda na pegada de aproximar a cervejaria da cultura italiana, essa cerveja teve origem na Itália, e sua principal característica é a adição do mosto da uva na fermentação. ABV – 8,4%.

— Al Fero Vienna: pensada exatamente para o festival, essa cerveja leva às origens dos imigrantes tiroleses, portanto a homenagem se dará com um estilo de origem austríaca.

— Stella Alpina: uma Weizenbier com adição de cereja, faz alusão a flor dos alpes, também conhecida como Edelweiss, considerada a flor do amor.

Estande: B-29

Campinas (SP)

A Cervejaria Campinas surgiu há cerca de dois anos e lança no Festival da Cerveja a Eldorado Punch IPA e Tank IPA.

— A Tank IPA é uma bebida mais robusta e de amargor alto do estilo American Double IPA. Ela possui aroma cítrico remetendo ao maracujá, acobreada na cor e corpo. Uma cerveja intensa, mas sem perder o equilíbrio e o drinkability. 8,5% ABV e 85 IBU.

— A Punch IPA possui 7,5% ABV e 70 IBU e é uma bebida do estilo American IPA. Cheia de aromas, sabores e amargor, essa cerveja apresenta cor dourada e aroma de frutas amarelas como pera, pêssego, nectária e melão.

Hardbop (SC)

Contará com o lançamento da Tropicália Catharina Sour, American Barley Wine, Imperial Stout com Maple e Porter com Menta.

— A Catharina Sour possui adição de Manga, maracujá e pêssego, com característica leve, ácida e refrescante. ABV: 4,5% e IBU: 6.

— A Barley Wine possui ABV: 9,5% e IBU: 95. É uma cerveja maturada com chips de carvalho previamente embebido em vinho Malbec.

— A Imperial Stout é densa, complexa e com adição de chips de maple ABV: 11% e IBU: 60.

— A Porter com Menta contém folhas de menta in natura. ABV: 6,5% e IBU: 44.

Estande: B-30