Penz Bier abre suas portas na capital gaúcha

Inaugurado no dia 14 de janeiro, em sistema de soft-opening, bar conta com 10 torneiras de chope, sendo três delas destinadas à produção da casa.

O amor pela boa comida certamente está no sangue dos irmãos Rosária Penz Pacheco e Ruiz Penz Pacheco. Um é chef de cozinha que nutre paixão por hambúrgueres desde a infância; a outra largou a carreira no setor financeiro para se dedicar à cerveja e, hoje, é formada beer sommelier e é juíza de cervejas certificada pelo Beer Judge Certification Program (BJCP). Os dois uniram vocações para fundar o Penz Bier – Das Haus, bar de cervejas artesanais localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre/RS. Do lado deles também está o chef Marcos Cardozo, que ficará responsável pelos almoços da casa.

sócios_
Os sócios Rosária e Ruiz e o chef Marcos Cardozo

Home, sweet home

“A proposta do bar é ser um local onde as pessoas se sintam em casa. Sempre gostei de receber pessoas e quando decidi abrir o negócio gostaria que fosse a extensão da minha casa, por isso o ‘Das Haus’, com o qual brincamos com a origem alemã do nosso sobrenome familiar e também nos referimos a uma importante escola cervejeira”, explica. Rosária conta que pretende, ainda, agendar eventos culturais cervejeiros, como cursos e degustações no bar.

IMG_2327

O ambiente deste verdadeiro “lar cervejeiro”, aliás, é cheio de referências à família Penz Pacheco e a coisas com as quais os sócios se identificam. “Desde um certificado de caixeiro viajante do meu vô, de 1943, um bilhete premiado de quando minha vó ganhou a “sorte grande”, até pôsteres de shows que fui do Pearl Jam”, relata a sommelier.

FACHADA
Carta de cervejas

Para iniciar as operações, três torneiras jorram produções da casa. São elas:

Porter Alegre, uma Porter que nasceu do amor da família Penz Pacheco pela cerveja e pela gastronomia. Brincando com o nome da cidade, essa cerveja colaborativa com o cervejeiro Cristiano Winck, da Maniba (RS), leva pimenta, cravo, canela e noz moscada. A versão teste feita na panela foi premiada com a medalha de Prata na categoria Spice, Herb or Vegetable Beer do X Concurso Nacional da Acervas.

Nego Véio: Saison feita colaborativamente com o cervejeiro Rodrigo Ferraro, da Irmãos Ferraro (RS), e que leva elementos regionais como o butiá e a aroeira. O conceito da cerveja busca unir as culturas belga e gaúcha numa bebida leve e rústica, como são as cervejas desse estilo.

Chimia de Pérola: O nome já declara quem é o homenageado dessa receita. Feita com o cervejeiro Leonardo Paredes, da Cervejaria Continente (RS), essa Amber Lager refrescante e que leva os lúpulos Perle e Mandarina na receita foi inspirada pela paixão de Rosária pela banda norte-americana Pearl Jam.

IMG_2643
Além das receitas do bar, cervejas convidadas também matam a sede dos que visitam o Penz Bier. Rosária conta que elas variam a todo momento, e que, por isso, vai compondo a carta conforme o clima e de acordo com o que está nas torneiras. Engarrafadas, algumas cervejas que a sommelier considera referências, como a Delirium Tremens e a Fullers London Pride. Ela destaca também as cervejas sem glúten e sem álcool.

Cardápio

Como nem tudo é cerveja, o espaço também oferece um cardápio composto por quiches, pretzels, brownies e cafés especiais, a partir do meio-dia; e, à noite, petiscos e hambúrgueres, especialidade do chef Ruiz, que prometem fisgar o paladar dos apreciadores.

HAMBURGER
Hambúrguer, uma das especialidades de Ruiz, é destaque no cardápio da casa

O Penz Bier – Das Haus fica na Rua José do Patrocínio, 366, bairro Cidade Baixa, e está aberto de terça a sábado, do meio-dia às 23 horas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*