Robô que serve cerveja é atração em bares e eventos - Revista da Cerveja

Notícias

02
ago
2018
    Publicidade
Robô que serve cerveja é atração em bares e eventos

O cobot, robô colaborativo fabricado pela Universal Robots (UR), estará no bar La Birra Brew Pub entre os dias 2 e 4 deste mês, na cidade de Gramado/RS, para interagir e servir as bebidas ao público. A atração é sucesso por onde passa interagindo com o público.

Outro exemplo de interatividade das máquinas com os humanos, aconteceu na Fispal Tecnologia, frequentada por centenas de pessoas durante quatro dias. Na ocasião, além do estande com uma linha completa de empacotamento a convite da organização do evento, a UR rapidamente montou um cobot dando as boas-vindas e entregando o mapa da feira aos visitantes.

O cenário pode ser ainda mais irreverente, como quando um hóspede liga para a recepção do hotel para pedir uma toalha e minutos depois, batem na porta e do lado de fora está um robô, esperando com uma toalha de banho perfeitamente dobrada. Algumas propriedades já estão usando estes robôs para essa função.

Além disso, robôs andando em supermercados também já são realidade. Com a missão de reconhecer códigos de barras em prateleiras, além de possuir um laser para detectar quais itens estão fora de estoque, um varejista americano começou a usar um protótipo que, silenciosamente, deslizou por meio dos corredores, utilizando sua visão por computador para executar automaticamente a tarefa.

Ainda nos Estados Unidos, estudantes transitam diariamente pelo campus da Universidade da Califórnia, em Berkeley na companhia dos KiwiBots. Os usuários pedem a refeição por um aplicativo e, em poucos minutos, recebem dentro de KiwiBot, que dirige sozinho graças a um conjunto de câmeras e softwares com mapas de alta precisão.

Apesar de terem sido um mercado de aproximadamente 5 mil unidades em 2015, a BIS Research Analsys estima que o volume global de cobots cresça pouco mais de 70% ao ano, chegando a mais de 120 mil unidades em 2021.