Porto Alegre ganha uma nova microcervejaria

Batizada de Cervejaria 4 Árvores, micro fica situada no Bairro São Geraldo, na capital gaúcha.

Nascida do desejo de dois amigos que produziam cerveja em casa, a 4 Árvores começou a tomar forma em 2015. Antes, as cervejas da dupla Ivan Diehl e João Henrique Nascimento Franco eram distribuídos apenas para os amigos e familiares. O empreendimento, situado na região do 4º Distrito, em Porto Alegre, tem capacidade para produzir até quatro mil litros por mês e abre suas portas uma vez por mês para receber a comunidade. “É muito importante termos essa possibilidade de conversar com nosso consumidor, com nossos amigos e até vizinhos da cervejaria”, conta João.

Ivan e João

A 4 Árvores conta com três rótulos com nomes de árvores de Porto Alegre:

Flamboyant: uma American Pale Larger de coloração avermelhada, apresenta aroma com notas cítricas e florais dos lúpulos americanos e suave nota de casca de pão e caramelo ao fundo. Possui 4,9% de graduação alcoólica e amargor de 37 IBU. “É uma cerveja leve, refrescante, mas ainda assim complexa e saborosa”, explica João.

Ipê Amarelo: essa Saison possui aromas frutados e de especiarias, além de notas florais doces do mel. O teor alcoólico é de 5,5% e o amargor é de 20 IBU.

Jacarandá: uma Belgian IPA de coloração levemente alaranjada. “Tem no aroma uma profusão de frutas tropicais maduras, mostrando um casamento perfeito entre a levedura e o lúpulos”, destaca Franco. Sua graduação alcoólica é de 7% e amargor de 57 IBU.

Mas ainda falta uma árvore. O quarto rótulo da cervejaria se chamará Paineira – árvore ornamental de origem brasileira – e será lançado em outubro deste ano.

O nome da cervejaria tem diversos significados, desde um quadro com uma árvore pintada, que ficava no antigo espaço onde as cervejas eram testadas, até uma homenagem às diversas árvores da cidade, além da proposta sustentável que a marca sustenta, visando ter o mínimo de impacto no meio ambiente, com ações que incluem, por exemplo, a filtração dos resíduos da cerveja. “O que sobra é filtrado e retorna para a caixa d’água que abastece nossos banheiros”, revela João.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*