3° Encontro das Acervas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste ocorre em Brasília

Evento será realizado nos dias 31 de outubro e 1° de novembro na capital federal.

Água, malte, lúpulo, levedura e cervejeiros de três regiões do Brasil — o resultado disso é o NONECO, encontro que congrega as Acervas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Serão dois dias devotados à cerveja: o primeiro é reservado ao Congresso Técnico, que ocorre no Brasília Imperial Hotel (SHS, Quadra 3, Bloco H), com palestras e bate-papos; e o segundo, à  aguardada confraternização, com música, pratos especiais preparados por homebrewers e, é claro, cervejas.

A anfitriã do encontro, Acerva Candanga não poupou esforços na organização desta terceira edição do evento, e preparou uma programação plural, como a cultura das regiões das Acervas envolvidas. Temas como a água, técnicas de lupulagem, problemas químicos e biológicos na cerveja, além de uso de ingredientes locais serão abordados durante o Congresso Técnico, que traz importantes nomes ligados ao mercado cervejeiro e à cena homebrew, entre eles: Carlos Henrique (Manobier), Leonardo Sewald (Seasons-RS), André Junqueira (Morada Cia. Etílica-PR) e Marcelo Braga (Bio4). Após as atividades, happy hour no Panteão da República, na Praça dos Três Poderes, com beer e food-trucks, aguardam os convidados e visitantes.

No dia 1°, acontece a festa de confraternização do NONECO na Associação dos Servidores do IBAMA – ASIBAMA (SCEN, Trecho 2, Ed. Sede do IBAMA). Para a ocasião, serão disponibilizados, em sistema open bar, 700 litros de artesanais, almoço, petiscos e água — tudo, ao som de bandas de rock n’ roll. O momento, segundo o diretor e presidente da Acerva Candaga, Zeca Reino, “é uma excelente oportunidade para trocar experiências e confraternizar com cervejeiros de outros estados, estreitando laços de amizades, importante missão das Acervas”, diz.

Os ingressos para o NONECO são limitados e estão à venda através deste link. No site da associação anfitriã, é possível encontrar informações sobre a hospedagem. Sugestões ou dúvidas podem ser encaminhadas para contato@acervacandanga.com com o assunto “NONECO”. 

Confira, abaixo, a programação completa do Congresso Técnico, que ocorre dia 31 de outubro:

HORÁRIOS ASSUNTO RESPONSÁVEL/PALESTRANTE
08:30 – 09:00 Credenciamento ACervA Candanga
09:00 – 09:10 Abertura ACervA Candanga
09:10 – 10:10 Conhecendo a água cervejeira Carlos Henrique (ManoBier)
10:10 – 11:10 Técnicas e processos para o melhor manuseio de lúpulos / Construindo uma boa receita de IPA Leonardo Sewald (Seasons)
11:10 – 12:10 Produção de Sour Beers André Junqueira (Morada Cia. Etílica)
12:10 – 13:40 Almoço *
13:40 – 14:40 Fermentação com Brettanomyces – the beauty of the funky Marcelo Barga (Bio4)
14:40 – 15:40 Problemas químicos e biológicos na cerveja caseira Carlos Henrique (ManoBier)
15:40 – 16:20 Beer Break ACervA Candanga
16:20 – 17:30 Mesa Redonda – Uso de ingredientes locais ACervAs participantes
17:30 – 18:00 Apresentação do IV Encontro e Candidatos para 2017 ACervA Potiguar / ACervA Candanga

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*