A paixão cervejeira de Ricardo Aftyka

Ricardo Aftyka

Ligado à cerveja artesanal há 20 anos, ele mora em Buenos Aires/Argentina e é um dos fundadores do Somos Cerveceros, primeira associação argentina de homebrewers e a maior e mais antiga instituição cervejeira de língua espanhola no mundo. É mestre-cervejeiro do Juguetes Perdidos Brewing Co. e dos Los Bichos Mandan, dois projetos premiados focados em Sours e cervejas extremas, feitas em barris envelhecidos. Desde 2009 é juiz BJCP, participando de concursos importantes no mundo, como o World Beer Cup, onde é jurado desde 2014.

Ricardo, 40 anos, declara-se um autodidata muito inquieto, com muita leitura sobre o tema cerveja. “Fiz muitos cursos, na Argentina, EUA, Espanha, mas 90% do que eu conheço é pela experimentação e de sempre estar compartilhando conhecimento com outros cervejeiros — é a melhor forma de aprender.” Recentemente, ele lançou o seu primeiro livro, “Pásion por la cerveza”.

Toda a sua experiência vem da vida homebrew, que exerce como hobby. “Nunca pensei em ter uma dedicação profissional com a cerveja. Sempre foi assim, dando cursos de forma gratuita, para difundir a cultura cervejeira. Fundei uma revista, trabalhei com vídeos no YouTube e, há três anos, dois amigos homebrewers e eu decidimos empreender nosso projeto, que é a Juguete Perdidos.”

Quer ler a matéria completa sobre esses bares? Adquira a edição #39 da Revista da Cerveja.

Foto: Fabiane Pereira

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*