ABCerveja: Flash fermentação

Texto: Emílio Chagas  / Ilustração: Iuri Lang Meira

As novidades técnicas de produção de cervejas estão sempre em constante movimento evolutivo, frutos de pesquisas e descobertas diárias. Tudo para melhorar os processos e métodos cervejeiros, como é o caso da flash fermentação.

Os sócios, Vitor Lotário Pies e Alexander Perandin Moreira, desempenhando funções de diretor comercial, diretor técnico de pesquisa e desenvolvimento da Flash Biotec Brasil Ltda., respectivamente, começam explicando que flash fermentação é o processo fermentativo acelerado, baseado em biotecnologia. Ou seja, uma adaptação de processos biotecnológicos à fermentação cervejeira.

O processo na cerveja é feito baseado na recirculação do mosto cervejeiro, por meio do biorreator com leveduras encapsuladas e com total controle das variáveis do processo fermentativo. Eles esclarecem que a flash fermentação pode ser aplicada a todos os tipos de cervejas — e não só a processos fermentativos de cervejas, mas de várias bebidas fermentadas. Os técnicos explicam, porém, que há variações no processo para cada estilo de cerveja, sendo necessário controlar as variáveis adequadas a cada cepa de levedura e a cada formulação de mosto.

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição 48 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*