Abralatas lança prêmio “Lata mais bonita do Brasil”

Podem concorrer rótulos de cervejas que estejam em circulação no país desde 2019.

A embalagem que mais vem conquistando os brasileiros, a lata de alumínio para bebidas, não oferece apenas praticidade, sendo encontrada em vários formatos; e sustentabilidade, com um índice de reciclagem histórico superior a 95%. A latinha também conquista pelo visual, são diversos desenhos, cores e criações que tornam a degustação da bebida ainda mais especial. Para valorizar esse trabalho, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lança esse ano a primeira edição do prêmio “Lata Mais Bonita do Brasil”.

De acordo com o presidente executivo da Associação, Cátilo Cândido, a lata envasa mais de 60% da cerveja produzida no País. “Essa é uma forma que encontramos de reconhecer o belo trabalho de criação de design de rótulos para latas de cervejas no Brasil”, explica.

Podem concorrer ao Prêmio todas cervejarias proprietárias intelectuais e industriais do design de seus rótulos, operantes no mercado brasileiro. Além disso, o rótulo inscrito deve ter sido criado e produzido no Brasil, estar adequado às exigências do Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (IN 65/2019) e ter circulado de 2019 até a data da inscrição.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Abralatas. As inscrições começam no dia 1º e vão até 21 de outubro.

Categorias

O “Lata Mais Bonita do Brasil” está divido em três categorias definidas de acordo com o tamanho das empresas: micro e pequenas cervejarias com produção anual de até 2,5 milhões de latas de cerveja; médias cervejarias, entre 2,5 milhões e 60 milhões de unidades; e grandes cervejarias, mais de 60 milhões unidades.

As latas serão avaliadas por Conselho de Jurados, composto por profissionais de design, artes plásticas, artes visuais, marketing e merchandising, reconhecidamente capacitados. E as selecionadas vão a júri popular. Os critérios de avaliação são criatividade, beleza estética, adequação ao produto e clareza na comunicação.

Premiação

Haverá uma auditoria externa para garantir a lisura da premiação e os concorrentes passarão por três fases eliminatórias. Na primeira, os jurados vão escolher os 30 melhores rótulos, sendo dez de cada categoria. Na fase seguinte, os 30 selecionados devem, obrigatoriamente, enviar amostras que serão analisadas pelos jurados. Por fim, as escolhidas vão ser publicadas no site da Abralatas para receberem o voto popular. Os que obtiverem maior pontuação no Conselho de Jurados e mais votos no site serão os vencedores.

Os vencedores terão o direito de aplicar Selo exclusivo do Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em publicações e eventos da Abralatas e a conhecerem de perto como uma latinha é produzida. O Prêmio conta com o apoio da Febracerv, do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv) e da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*