Altenbrück — O resgate da tradição cervejeira de Feliz

A cervejaria foi fundada em outubro de 2007 por quatro colegas de trabalho que atuavam na cervejaria Serramalte, filial de Feliz/RS. Eram de diferentes áreas, mas com grande conhecimento de fazer cerveja. Primeiro a cervejaria chamava-se Eisenbrück (ponte de ferro, em alemão), depois trocou para o nome atual, Altenbrück (ponte antiga). A sua principal área de abrangência é o Rio Grande do Sul, mas também já chegou ao estado vizinho, Santa Catarina. Ainda para este ano, está prevista a reinauguração do bar da cervejaria e uma nova roupagem das garrafas.

“Tínhamos tudo quando começamos, cada um contribuiu com as suas habilidades. Havia o engenheiro que projetou a fábrica e os equipamentos; o nosso primeiro cervejeiro, com formação em Química; outro colega que se encarregou da execução e fabricação dos equipamentos e da sua montagem, e mais o responsável pela área comercial. Depois de construir a fábrica, o mais fácil foi fazer cerveja”, começa explicando João Fernando Müller, o diretor comercial.

A motivação veio do fato de que os fundadores tinham a mesma ligação com cerveja durante muitos anos, e chegaram à conclusão de que estava na hora de partir para a produção da cerveja própria. Na Serramalte, João Fernando teve a oportunidade de viajar mais de 10 vezes para a Europa, principalmente para Alemanha, que ele considera a maior referência mundial de cerveja.

“O surgimento da cervejaria veio para preencher a lacuna deixada pelo fechamento da cervejaria anterior, aliada à tradição e à cultura alemã, pois a cidade já contava com cervejaria desde o ano de 1893, há mais de 126 anos.” Quando surgiu a proposta da cervejaria, a população da cidade e as cidades vizinhas logo abraçaram a ideia: “temos de novo uma cervejaria”, conta o cervejeiro.

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #42 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*