Beer Bread — Pão cervejeiro

Na linha da criatividade, uma marca de produtos artesanais da cidade de São Paulo/SP trouxe para o mercado a possibilidade de produzir pães que tenham como princípio a complexidade característica de cada cerveja. A Beer Bread é uma farinha especial à qual se adiciona qualquer cerveja para, então, colocar para assar um pão cervejeiro.

 A cerveja e o pão têm mais em comum do que se imagina. Historicamente, a bebida começou a ser feita por “padeiras”, devido à natureza dos ingredientes utilizados para a produção dos pães: leveduras e grãos de cereais — isso há cerca de 10 mil anos atrás, na região da Mesopotâmia.

O tempo passou e parece que essa relação vem se estreitando no mercado de produções artesanais. A chef paulista Patrícia Lopes, após entender os processos de fabricação de cervejas e as suas possibilidades, resolveu criar um pão de cerveja, que pode ser preparado a partir da mistura de uma farinha especial com qualquer estilo da bebida.

Independentemente da cerveja escolhida, o processo é o mesmo, conforme explica a chef: “Para criar as receitas dos pães, nas versões original e integral, basta utilizar a medida de uma garrafa long neck da sua cerveja predileta, misturar com a farinha Beer Bread e assar”.

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #42 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*