Belo Horizonte recebe curso de Sommelier de Cervejas

Agosto é o mês dos interessados em sommelieria arregaçarem as mangas. Desembarca o primeiro curso de beer sommelier promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil na capital mineira.

Com duração de 80 horas, a formação é certificada pelo ICB e pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale – França). Além disso, foi concebido em uma parceria com a ABS-SP (Associação Brasileira de Sommelier de São Paulo) e, especificamente na organização das aulas que serão ministradas em Belo Horizonte, contou com a colaboração da Lamas Brew Shop – loja de insumos, acessórios e equipamentos cervejeiros.

O curso capacita alunos como sommeliers profissionais ou como consultores dos diversos segmentos do mercado – cervejarias, lojas, bares, etc., dando uma visão real e abrangente da profissão e aplicando eficiente e intensivo treinamento prático nas variadas vertentes da atividade.

Segundo Estácio Rodrigues, co-fundador do Instituto e um dos coordenadores do curso, ao final das aulas, os participantes estarão aptos a analisar tecnicamente diferentes estilos e a sugerir o mais adequado para variados gostos — contribuindo para um consumo consciente, responsável e mais prazeroso.

“Além disso, os alunos conseguirão harmonizar adequadamente variados estilos gastronômicos, elaborar cartas para diferentes pontos de venda, promover eventos de degustação e harmonização para diversos públicos, servir de acordo com diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas— para satisfazer o cliente da melhor maneira possível, além de utilizar conceitos e estratégias de marketing e de mercado para alavancar vendas e difundir a cultura cervejeira no seu local de trabalho”, pontua Estácio.

O curso que será ministrado em Belo Horizonte em agosto conta, ainda, com uma novidade: a inclusão na grade curricular de um jantar harmonizado, que contemplará entrada, prato principal e sobremesa, que serão acompanhados por três rótulos de cervejas distintas, ou seja, uma para cada prato. Será um mix de aula com jantar, que será realizado no dia 16 de outubro.

O conteúdo do curso abrange história da bebida, técnicas de degustação, matérias-primas utilizadas em sua produção, processo de fabricação e famílias das cervejas, as diferentes escolas cervejeiras, análise sensorial, técnicas de harmonização e de elaboração de carta de cervejas, visita à microcervejaria, entre outros temas detalhados aqui.

Para se inscrever, é necessário ter completado o ensino médio. O certificado só será emitido se o aluno tiver, no mínimo, 80% de frequência nas aulas e uma nota média igual ou maior a 5,0. A avaliação será feita por meio de duas provas teóricas objetivas, uma prova prática dissertativa e um trabalho.

Além da Kathia Zanatta, também ministram o curso de Sommelier de Cervejas os outros dois co-fundadores do Instituto da Cerveja Brasil: Alfredo Ferreira, mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha), e Estácio Rodrigues, MBA em gestão de negócios pela ESPM. A lista de professores também abrange Fernando Carvalho – gastrônomo, sommelier de cervejas e mestre em estilos pelo ICB e ABS-SP -, Edu Passarelli – especialista em cervejas e em gestão de negócios em serviços de alimentação -, Alexander Moraes – especialista em padrões gastronômicos, sommelier de cerveja e mestre em estilos pelo ICB e ABS-SP.

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*