Bodebrown lança cerveja com fruta típica do nordeste

A curitibana Bodebrown acaba de lançar a Lupulol Aka´ya Cajá IPA, cerveja que apresenta a fruta típica do nordeste e norte do país.

Misturada com doses generosas de lúpulo Mosaic e receita de uma India Pale Ale, a cerveja está disponível inicialmente apenas nas chopeiras do espaço Tap Haus, que funciona em anexo à fábrica, ao preço de R$ 3,80 cada 100 mL.

Em seguida também será comercializada nos bares parceiros da Bodebrown. O Tap Haus está aberto ao púbico na sexta-feira, das 14h às 19h, e no sábado das 10h às 16h.

O ambiente conta opções gastronômicas como os pães especiais da Fabrika Pães e as carnes defumadas ao estilo texano da Smoked na sua Casa. Todas as medidas preventivas para a Covid-19 são adotadas no espaço.

A Lupulol Aka´ya Cajá IPA é a quinta nova cerveja criada pela Bodebrown em 2021. Faz parte da série Lupulol, caracterizada por doses reforçadas de lúpulo. O ponto de partida para este receita, contudo, tem raízes na infância do cervejeiro Samuel Cavalcanti, o CEO da cervejaria, quando ele morava em Pernambuco.

A fruta cajá, muito apreciada no nordeste, era uma das prediletas do então pequeno Samuel. “A partir daí, criamos uma combinação de maltes ingleses, típicos do estilo Pale Ale, com a fruta, numa receita que ressalta uma viagem sensorial cítrica e frutada, ideal para ser saboreada no verão”, conta o cervejeiro.

A fruta é combinada com doses elevadas de lúpulo Mosaic em diversas fases do processo produtivo, desde a fervura até a preparação final. Com isto, o poder de refrescar da nova cerveja foi muito potencializado. No sabor, apresenta notas balanceadas de pães, lembrando principalmente pão branco, além de frutas amarelas como cajá, ciriguela,  pitanga, carambola, pêssego e manga. No aroma, destaque para uma presença cítrica e tropical, com suave presença de pinho.

O amargor é de 21 IBU, caracterizado como médio-baixo. A cor traz um tom amarelo ouro, levemente turva, enquanto o teor alcoólico fica na casa dos 6,1%. Para harmonizar, as dicas são: queijos, fruto do mar, Paella valenciana, empanadas, carnes na brasa ou defumadas no pit smoker (burgers, briskets, cordeiro), peixes, risoto quatro queijos e releituras de pratos apimentados das cozinhas tailandesa, mexicana e nordestina.

Foto: Divulgação

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*