Brahma Extra realiza primeira turma de sommeliers com deficiência visual

Sommeliers Extraordinários

Com objetivo de fomentar a inserção social, a Brahma Extra teve a sua primeira turma do curso Sommeliers Extraordinários com deficiência visual.

A realização das turmas acontece em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Instituto da Cerveja Brasil (ICB). As empresas buscam não só trazer uma experiência diferente para essas pessoas, mas abrir uma nova porta no mercado de trabalho.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, apontam que apenas 1% do total de empregos formais no Brasil é ocupada por pessoas com deficiência. Considerando a deficiência visual, apesar do aumento de 16,3% no número de vagas em relação ao ano anterior, o total de empregados é de 62.135 pessoas.

“A Brahma Extra sempre teve como grande objetivo aprofundar o conhecimento cervejeiro dos brasileiros, trazendo novos estilos de cervejas para cada vez mais mesas de bar e confraternizações em geral, tornando isso cada vez mais democrático em todo território nacional”, afirma Maurício Landi, gerente de marketing da Brahma Extra.

Adaptação do curso

A turma contou com 20 alunos matriculados de diversos locais do país. A adaptação do curso incluiu desde a tradução das apostilas para os formatos Braille e digital acessível, até taças do curso com Braille em sua base. A infraestrutura do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), local das aulas, também foi adaptada com um chão tátil para orientação dos alunos.

Além disso, os alunos puderam ter acesso à impressão de uma maquete 3D que ilustra uma cervejaria. Para melhor amparar os estudantes, os professores contaram com um treinamento prévio da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

“Criar este curso faz parte dessa disseminação de conhecimento cervejeiro, mas com um gosto ainda mais especial, já que o fazemos, ao mesmo tempo que estamos ajudando na inserção de centenas de brasileiros no mercado de trabalho”, finaliza Maurício.

Os interessados em participar da próxima turma podem registrar interesse no site da Brahma.

Foto: Fabricio Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*