Brasileiros conquistam medalhas inéditas no National Homebrew Competition

Promovido pela American Homebrewers Association (AHA), o concurso reuniu cervejeiros caseiros de todo o mundo, totalizando 9.187 amostras inscritas. Brasileiros foram os grandes campeões na categoria Specialty Beer, com a cerveja Onyris Ryewine.

 

Premiação da 1ª Fase

A edição de 2019 do National Homebrew Competition (NHC), maior concurso de cervejeiros caseiros do mundo, aconteceu de 27 a 29 de junho, na cidade de Providence, estado de Rhode Island, nos Estados Unidos. Cerca de 3. 492 cervejeiros de todo o mundo participaram com suas amostras, incluindo alguns brasileiros de Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP que acabaram trazendo conquistas inéditas para o Brasil nessa competição.

Ao todo foram três medalhas: bronze na categoria Smoked Wee Heavy, com a amostra de Lúcio Botelho; Jonas Geeiss e Luiz Carlos Gaspar ganharam bronze na categoria Belgian Dark Strong Ale; e o time formado por Danny Mattos, Jonas Geiss, Mauro Manzali Bonaccorsi e Marco Antônio Lemos foi o grande campeão na categoria Specialty Beer, conquistando o ouro com a Onyris Ryewine.

Onyris Ryewine

A cerveja teve como estilo base a English Barley Wine, mas com uma composição de grãos diferente, como explica o cervejeiro Mauro Manzali. “O que fizemos foi substituir 48% do malte de cevada por malte de centeio. Daí chama-la de Ryewine. Como o guia de estilos não contempla este estilo, nós a inscrevemos no estilo Alternative Grain Beer”.

A mesma receita também ganhou medalha de ouro na categoria Alternative Fermentables Beer, no Concurso Nacional das Acervas, realizado entre os dias 20 e 23 de junho, em Vitória/ES. Ainda neste ano, a cerveja já havia recebido premiação no concurso estadual mineiro promovido pela Acerva Mineira.

“Ganhar uma medalha de ouro no National Homebrew Competition é o sonho de todo cervejeiro caseiro. A conquista dessa medalha só motiva a fazermos outras cervejas juntos. Somos um time campeão”, comemora Mauro.

Fotos: Arquivos Pessoais

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*