Caropreso com cerveja: cervejas no halloween

Luiz Caropreso

Por Luiz Caropreso, sommelier de cervejas, professor pela Doemens Akademie e diretor da BeerBiz – Cultura Cervejeira.

Olá, meus amigos cervejeiros que não creem em bruxas, mas têm certeza que elas existem. O Halloween se aproxima. Nada mais justo do que falarmos nesta postagem sobre cervejas que estão ligadas a este tema, de alguma forma. Aqui no Brasil, até pouco tempo, não se falava nessa comemoração. Lembro-me, quando jovem, de esperar ansioso pelo Dia das Bruxas, pois, no clube que eu frequentava, acontecia um baile, quase que um baile de carnaval, onde muitas garotas se fantasiavam de bruxinhas “sexy”, para o deleite dos marmanjos, ávidos por ganhar uns beijos de lábios adornados com batons negros. O que faltava naquela época era cerveja boa, que não é mais o caso. Hoje podemos nos dar ao luxo de escolher entre centenas de rótulos, inclusive temáticos para o Halloween, como estes que selecionei.

 

Jerimoon Bier Hoff Pumpkin Ale

Produzida pela Bier Hoff, localizada em Curitiba/PR, uma legítima  Pumpkin Ale (Spice, Herb and Vegetable Beer), estilo criado nos Estados Unidos pelos colonos que desejavam produzir cerveja, mas não tinham à sua disposição fartura de cereais. Tem 5,5% de álcool. Na sua receita, leva abóbora tostada, quatro tipos de malte e várias especiarias, como cravo, noz-moscada e gengibre.  Apesar destes aromas, que remetem a um doce de abóbora, a Jerimoon se apresenta seca e condimentada no palato. Podemos harmonizar com camarões na moranga. Para sobremesa, compota de abóbora em calda ou uma singela cocada mole, que me remete a uma viagem para a infância, quando minha mãe preparava um delicioso doce de abóbora com coco.

 

Eisenbahn Dama do Lago

Esta Belgian Dark Strong Ale foi campeã do 1º Concurso Mestre Cervejeiro promovido pela cervejaria Eisenbahn, de Blumenau/SC, em 2007, pelas mãos do Leonardo Botto. Uma cerveja complexa, com exuberantes aromas maltados, toffee, caramelo e alguma torra, que também apresenta notas de frutas passas escuras e frutas secas, além de alguns condimentos como cravo, noz-moscada e pimenta em grãos. Na aparência, se veste de um castanho escuro com lindos feixes avermelhados. Medianamente adocicada, com textura licorosa, como se espera por conta de seu alto teor alcoólico. Neste caso, minha sugestão é harmonizar potência com potência: baba ao rum, um doce tíupico italiano. Quer ousar mais? Faça um creme de gemas incorporando um pouco desta cerveja. Sirva sobre um bolo de nozes e acompanhe com essa Dama.

 

Urbana Loira do Banheiro

Em minha infância, todos morriam de medo da Loira do Banheiro. Uma “loira-zumbi” que perseguia garotos inocentes pelos banheiros da cidade. A cervejaria Urbana, da capital paulistana, se inspirou na loira do banheiro para batizar essa Imperial IPA com 8,5% ABV. Uma cerveja que, apesar de sua potência, está longe de causar medo aos afortunados que puderem degustá-la. Nos aromas e sabores, destacam-se malte e cítricos como maracujá e um leve limão siciliano. Para harmonizar, sugiro pernil suíno, recheado com uma boa linguiça artesanal levemente apimentada, assado no forno e acompanhado por molho agridoce de maracujá.

 

Mestre das Poções – Poção da Bruxa   

Nesta época do ano, na maioria das cidades dos Estados Unidos, abóboras estão presentes na decoração de lojas, ruas e até nas casas. É também da tradição deles grupos de crianças batendo à porta dos vizinhos e dizendo, quase em tom de ameaça: “doces ou travessuras?”. No imaginário da maioria, neste dia as bruxas saem de seus “esconderijos” para amedrontar os pobres incautos. Pois a cervejaria paulistana Mestre das Poções criou sua Poção da Bruxa, uma Pumpkin Ale trabalhada como “poção cervejeira”, que promete afugentar os maus fluidos e tranquilizar os espíritos de todos. Com apenas 5,5% ABV, é um drinque ideal para se beber enquanto comemoramos a data. Feita com suco de abóboras cultivadas na horta “mágica” da cervejaria, pode ser acompanhada por deliciosas e crocantes sementes de abóboras, sementes de girassol, damascos secos, castanhas de caju, pistaches e amêndoas torradas e salgadas.

 

 

Desejo a todos um excelente Halloween! Divirtam-se e não se esqueçam de beber com sabedoria e moderação. E preparem-se, pois, em novembro, estarei lançado meu livro de receitas com cerveja no já lendário EAP em São Paulo/SP. Divulgarei data e horário através de minhas redes sociais. Espero encontrá-los lá!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*