Caropreso com cerveja: cervejas para novembro

Olá, meus amigos cervejeiros!

Para o mês de novembro, resolvi destacar algumas datas e propor cervejas que, de alguma forma, se referem a elas.

Em 2 de novembro temos o Dia de Finados, uma data em que lembramos saudosamente das pessoas que passaram por nossas vidas. Quero sugerir duas cervejas:

  • Capitão Senra, uma Vienna Lager com 5,3% de álcool, produzida pela cervejaria Backer, de Belo Horizente/MG. Notas de malte muito bem equilibradas com suave amargor oferecem uma excelente drinkability. Para harmonizar com este belo exemplar das alterosas, vamos com um feijão tropeiro acompanhado de algumas fatias de lombinho de porco assado com cebolas caramelizadas. Finalize sua refeição com uma fatia de queijo minas coroada por uma colherada de doce de leite. Quero ressaltar que Capitão Senra, que faleceu aos 84 anos em maio deste ano, foi uma figura icônica no universo das motocicletas, tornando-se, inclusive, uma referência para a marca Harley Davidson no Brasil;

capitao-senra

  • Old Rasputin, da North Coast Brewing Co., EUA – Califórnia, do estilo Russian Imperial Stout, com 9% de álcool. Esse exemplar pede um prato igualmente complexo em aromas e sabores. Um bolo inglês com muitas frutas passas e cristalizadas, nozes e embebido em rum. Proporcionará um par perfeito. Rasputin, um místico e polêmico clérigo, influenciou durante vários anos a corte russa no início do século XX e sobreviveu a várias tentativas de assassinato. Até hoje, sua morte não está totalmente esclarecida.

old-rrasputin

Já em 5 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Cultura. Quero homenagear essa data sugerindo a cerveja O Calibre, uma German Pilsner muito bem temperada com lúpulos herbais, florais e cítricos, apenas 4,8% de álcool e produzida pela cervejaria Bamberg de Votoratim/SP para a banda Paralamas do Sucesso. O Calibre é uma música que fala sobre a violência e o medo que atemorizam todos nós brasileiros. Apesar do tema pesado, é uma cerveja muito leve que irá combinar com pastéis sortidos e “friturinhas”, como coxinhas, bolinhos e croquetes.

o-calibre

E no dia 15 de novembro, celebramos a Proclamação da República. Nestes tempos de crise política e econômica, não há opção mais adequada que a Delação Premiada, uma cerveja da Beertoon, localizada na cidade maravilhosa e concebida pelo meu amigo Leonardo Botto. Essa India Pale Lager de 5,1% de álcool apresenta-se com extremo equilíbrio e frescor emprestado pelos lúpulos florais, cítricos e frutados. Entrega alguma cremosidade na textura por conta da aveia utilizada em sua receita e harmoniza muito bem com iscas de peixe, camarão frito e até com biscoito Globo na praia!

delacao-premiada

 

Um abraço a todos e não se esqueçam: beber com moderação é a melhor forma de aproveitar as maravilhas do universo cervejeiro. Até a próxima!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*