Caropreso com cerveja: harmonizando as paixões

Por Luiz Caropreso, sommelier de cervejas, professor pela Doemens Akademie e diretor da BeerBiz – Cultura Cervejeira.

Olá, meus amigos cervejeiros!

O Dia dos Namorados está aí. Quem de nós não tem um grande amor na vida, correspondido ou não? Eu, por exemplo, tenho minha Bete, que namora comigo há mais de 30 anos.

Citei minha esposa porque ela detestava cerveja, e hoje em dia é uma grande companheira para experimentações e harmonizações, das mais comuns às mais exóticas. É óbvio, portanto, que dedico essas palavras a ela e estendo a todas as namoradas e aos namorados.

Poção do Rubor da MeninaPara começar a criar o clima, vamos de Poção do Rubor da Menina. Essa Irish Red Ale avermelhada como a paixão, de 5,8% de álcool, da cervejaria Mestre das Poções (SP), é preparada no primeiro dia da lua minguante. Segundo os criadores, esta cerveja ativa o erotismo do casal apaixonado. Harmonize com um aromático buquê de rosas vermelhas.

Beijos de CorpoNa sequência, uma cerveja frutada. Indico a Beijos de Corpo, da banda Velhas Virgens, produzida na cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto/São Paulo. Uma Fruit Beer de 5,2% de álcool que leva amoras e pode ser harmonizada com uma fondue de chocolate belga meio amargo, servida com frutas vermelhas.

 

Lindemans Pêche Lambic (Pêcheresse)Depois, que tal a Lindemans Pêche Lambic (Pêcheresse) com tarte tatin? Essa cerveja frutada belga com 2,5% de álcool é produzida a partir de uma Lambic nova, onde são acrescidos 30% de suco de pêssego fresco. Ao abri-la, sentimos uma explosão de aromas de frutas e flores do pêssego. A harmonização com a tarte tatin nos remete a primavera em Paris, num clima muito romântico.

Cupulate PorterAgora a Cupulate Porter, uma colaborativa entre Amazon Beer (PA), Bodebrown (PR) e DeBora (PR), com 5,9% de álcool, harmonizando com o coração de chocolate recheado com creme de avelãs, da La Vie en Douce, criado pela querida chef Carole Crema. Uma verdadeira apoteose do chocolate.

la trappe oak agedPara finalizar, seguindo o clima romântico, sugiro abrir a holandesa trapista La Trappe Oak Aged, com 10% de álcool, em frente a uma lareira e ao lado de seu amor. Para harmonizar, apenas muitos beijos e carinhos, o resto é por conta de vocês.

Feliz Dia dos Namorados!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*