Caropreso com cerveja: é primavera

Nos anos 70, Tim Maia emplacou esse hit lindo, que toca nas rádios e embala festas, namoros e romances até os dias de hoje. Pensando nas nossas queridas cervejas, quero sugerir para vocês algumas cujo frescor e equilíbrio nos remetem ao clima e a beleza desta estação.

Dádiva Printemps: uma Saison, com 5,9% de álcool, cujo nome em português significa exatamente “primavera”. Esse rótulo, produzido em Várzea Paulista pela cervejaria Dádiva, tem um brilhante amarelo que lembra o sol primaveril e leva, principalmente, damasco e flor de camomila entre seus ingredientes. Seus atributos fenólicos advindos das leveduras sugerem perfeitas harmonizações com peixes de rio e de carne consistente. Um belo pintado na brasa com aioli cítrico forma com ela um par extremamente saboroso.

282x400499a47d6bc79d970bec920b43381c5c9

Grimor nº21: essa Herb Beer produzida pela cervejaria Grimor, de Nova Lima/MG, foi criada para comemorar o dia 21 de setembro, que marca o início da primavera no hemisfério sul. Suaves 4,5% de álcool abraçam, principalmente, aromas de rosas e hibiscos, equilibrados sutilmente com folhas de chá, grãos e notas de romã, num líquido dourado com tons rosáceos e uma leve turbidez. Para harmonizar, sugiro uma salada com folhas e flores campestres comestíveis, como as ácidas e picantes capuchinhas. Para sobremesa, uma refrescante musse de frutas vermelhas.

grimor-n-21-600ml

Japas Matsurika: imagine uma Bohemian Pilsener que traz suaves aromas orientais como o jasmin. Isso é o que você encontrará na Matsurika – festa das flores – produzida pela Japas, uma cervejaria cigana criada por quatro mulheres apaixonadas pela bebida. Quero propor uma harmonização cultural para este rótulo que tem 5% de álcool: um belo combinado de sushis e sashimis que trarão um colorido especial para seus olhos.

cerveja-japas-matsurika-doctor-beer-store-cervejas-especiais

Liefmans Fruitesse: uma das minhas intenções ao falar sobre cervejas e harmonizações é quebrar paradigmas e preconceitos. Para esta Fruit Beer de 3,8% de álcool, produzida pela cervejaria belga Liefmans, vou sugerir um coquetel inspirado na sangria, de origem espanhola, que deve ser montado da seguinte maneira: preencha um terço de um copo alto com várias frutas vermelhas previamente congeladas. Complete com a Fruitesse e sirva. As frutas irão descongelando e liberando sabores enquanto você sorve vagarosamente a cerveja com o auxílio de um canudinho.

liefmans-fruitesse-330ml_temp

Nos vemos em outubro!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*