Caropreso com cerveja: minha homenagem a todas as mães

Por Luiz Caropreso, sommelier de cervejas, professor pela Doemens Akademie e diretor da BeerBiz – Cultura Cervejeira.

Caros amigos cervejeiros,

Dia das mães está chegando e resolvi fazer uma homenagem à minha mama de origem italiana, mas nascida em Minas Gerais. Para o espanto de muitos de vocês, a paixão dela era uma Malzbier. E se minha mãe gostava, quem sou eu para falar mal da cerveja.

Em minha casa, sempre comemoramos com mesa farta. Vou usar este espaço para prestar uma homenagem a todas as mães com uma proposta de harmonização para o cardápio que seria feito por ela.

Lasanha di Verona

Finas lâminas de massa caseira intercalando camadas de um denso molho à bolonhesa, presunto, molho bechamel e mussarela, que vão ao forno para gratinar. Para este prato, sugiro a Harviestoun Schiehallion, uma Premium Lager escocesa, 4,8% de álcool, que possui malte de trigo em seu blend. Aromas de grama cortada e grapefruit, com uma textura vivaz, vão proporcionar leveza para esta experiência, limpando o palato e preparando a boca para a próxima garfada.

harviestoun-schiehallion-63866

Frango caipira assado com alho e alecrim

Cortes de frango caipira temperados apenas com sal e azeite de oliva, levados ao forno com dentes de alho e alecrim. O frango deve ser assado lentamente até que sua pela fique crocante, sem que a carne resseque. Agora vamos com a Basilicow da Seasons (RS), Witbier com um marcante aroma de manjericão, que entra como ingrediente na receita da cerveja. Sua acidez contrasta com o sal do tempero da ave, e o alecrim anda de mãos dadas com o manjericão. Essa Witbier possui 5% de teor alcoólico.

basilicow

Manjar de coco fresco

Coco ralado na hora, leite integral e leite condensado compõem este delicioso manjar. Minha sugestão vai remetê-los a um clássico doce brasileiro, o doce de abóbora com coco: a Pumpkin Ale da Sauber Beer (SP). Essa Ale de origem americana traz o pungente aroma do fruto, bem como de cravo e noz moscada, compondo uma deliciosa e brasileiríssima harmonia com o manjar.

Pumpkin sauber beer

Espero que vocês gostem e desejo a todos um feliz dia das mães.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*