Caropreso com cerveja: pizza e birra

Por Luiz Caropreso, sommelier de cervejas, professor pela Doemens Akademie e diretor da BeerBiz – Cultura Cervejeira.

Olá, meus amigos cervejeiros!

No dia 10 de julho, comemora-se o Dia da Pizza. Não sei se todos sabem, mas sou do bairro da Mooca, em São Paulo, que podemos considerar o maior reduto pizzaiolo das Américas.

Além de ser um dos alimentos de origem italiana que conquistou os brasileiros, a pizza presta-se a excelentes harmonizações com cervejas. Ao pensar nessas combinações, devemos levar mais em conta a cobertura do que a base de massa. Apenas para ilustrar, uma boa pizza é feita com um disco de massa à base de farinha, água e sal, uma camada de molho de tomate puxado no alho, coberta com os mais diversos ingredientes e assada em forno à lenha.

Então, vamos às minhas sugestões:

  • Pizza Marguerita (mussarela e manjericão) e Zanzibar Tripel, da HBier (Santa Cruz do Sul/RS)tripel

Os aromas frutados e cítricos dessa Tripel fazem um bom par com o manjericão. Seus 8,2% de álcool são mais do que suficientes para limpar a untuosidade do queijo e preparar o palato para um novo bocado.

  • Pizza de calabresa artesanal e Rizoma Double IPA, da Dogma (São Paulo/SP)cerveja-dogma-rizoma-double-ipa-lata-473ml

Uma IPA muito equilibrada, com aparência turva e bastante aromática, que irá harmonizar por similaridade com alguns condimentos da linguiça e com a cebola, potencializando seus sabores. Essa amostra traz amargor e álcool (8,3%) suficientes para cortar perfeitamente as gorduras do embutido.

  • Pizza de atum e Exterminador de Trigo, da Backer (Belo Horizonte/MG)backer-tres-lobos-exterminador

Uma American Wheat levemente lupulada, temperada com capim-limão e suaves 4,8% de álcool. Certamente, fará um belo par, combinada com os sabores que o mar empresta ao atum.

  • Pizza de mix de cogumelos (shitake, shimeji e paris) com Franconian Rhapsody, da Bamberg (Votorantim/SP)franconian

Uma Helles defumada que irá harmonizar com os suaves aromas sulfurosos e terrosos dos cogumelos. Seus 5% de teor alcoólico trarão também equilíbrio aos sabores dessa pizza.

Fica meu convite para, no dia 10 de julho, pedir uma pizza e acompanhar com sua cerveja preferida. Com certeza, será um programa delicioso.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*