Cena Cervejeira Europeia: Mean Sardine lança cerveja inspirada no pastel de nata

Por Bianca Toniolo, colunista on-line da Revista da Cerveja, que estuda branding e marketing digital no mercado cervejeiro, atualmente morando em Portugal, onde cursa mestrado em Comunicação na Universidade da Beira Interior.

No último dia 10 de abril, a Mean Sardine, cervejaria artesanal localizada em Ericeira (Mafra, Portugal), lançou mais uma cerveja colaborativa. A Pastel de Nata Brown Ale é uma criação conjunta com a Harpoon Brewery, de Boston (EUA), uma das maiores e mais tradicionais cervejarias norte-americanas. Sabor há muito conhecido por quem nasceu, viveu ou passou por Portugal, o pastel de nata é um dos símbolos do país que não deixa dúvidas quanto à origem e à inspiração de mais uma receita muito original.

A iniciativa de unir o doce português à cerveja artesanal nasceu da visita de uma equipe da Harpoon à Mean Sardine em 2017 quando, juntas, as cervejarias criaram uma IPA com morangos. A Mean Sardine é reconhecida por apostar na produção de cervejas com ingredientes nacionais, como a ginja e a ginjinha, a pêra-rocha, o chá dos Açores, o figo, o vinho do Porto e o mosto de uva. “A ideia foi prestar uma homenagem ao, provavelmente, doce português mais conhecido no mundo: o pastel de nata” explicou o brasileiro Marcos Praça, sócio da Mean Sardine.

Quem viajou até Boston para o lançamento da Pastel de Nata Brown Ale foi Rolim Carmo, fundador da Mean Sardine. Para transportar os sabores e as sensações tradicional iguaria para a bebida, os cervejeiros optaram pelo estilo Brown Ale. Carmo contou em palavras o que é ainda mais impressionante na experiência. “Cabe aos os maltes com perfis caramelo dar a base que faz lembrar a massa do pastel. A partir daí, foram acrescidos ingredientes como lactose, baunilha e um pouco de cacau para que a mistura trouxesse as características sensoriais do pastel de nata a quem bebe a cerveja”, detalhou.

A cerveja foi lançada exclusivamente no mercado norte-americano e o primeiro lote está sendo comercializado diretamente no tap room da Harpoon em copo, crowler e growler. Em dois meses, a Pastel de Nata Brown Ale também será produzida em Portugal.

Fotos: Divulgação Mean Sardine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*