Cerveja na Gastronomia — Bisteca suína na cerveja Sour de kiwi & concha de legumes

Por chef Junior Neves, formado em Gastronomia Internacional pelo Senac e chef pelo Espaço Gourmet, atuante há 15 anos na área gastronômica.

A Psico Sour de kiwi da Cervejaria Buddy é um resultado do azedo do estico com a doçura do kiwi. Sendo ela uma bebida leve e de coloração entre o amarelo e o verde, com 3,5% de teor alcoólico. Em cima dessa cerveja, desenvolvemos uma receita a quatro mãos com o chef e publicitário Hellison Jean Santos.

Pensada especialmente para o Dia dos Pais, um porco à Califórnia. A fruta kiwi da cerveja marinada da bisteca também é reutilizada para o molho, realçando o sabor. Usamos o pêssego sutilmente na concha da cebola para manter a proposta do prato, com a carne suína e o conjunto do prato harmonizando perfeitamente com essa excelente cerveja Sour. Um prato bem apresentado e fácil de preparar.

Feliz Dia dos Pais, amantes de cerveja artesanal e da boa gastronomia!

Bisteca suína na cerveja Sour de kiwi & concha de legumes

Rendimento: 3 porções.

Dificuldade: fácil.

Tempo de preparo: 60 minutos.

Custo aproximado: R$ 60.

Ingredientes

500 gramas de bisteca suína

1 lata de cerveja Sour kiwi 330 mL

200 gramas de batata (aproximadamente 2 unidades)

200 gramas de cenoura (aprox. 2 unidades)

200 gramas de cebola (aprox. 3 unidades)

200 gramas de pêssego in natura ou em calda (aprox. 3 unidades)

200 gramas de tomate (aprox. 2 unidades)

1 maço de cheiro verde

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Tempere a bisteca com sal e pimenta-do-reino. Numa travessa, adicione a cerveja na carne, fazendo uma marinada, reserve por, no mínimo, 30 minutos. Enquanto isso, corte a batata em pequenos cubos, a cenoura em pequenos cubos, corte o tomate em pequenos cubos, sem pele e sem semente, e corte o pêssego em pequenos cubos, sem pele e sem semente. Reserve. A cebola entra em duas formas nesse preparo, uma cebola cortada em pequenos pedaços para o molho e duas cebolas cortadas somente ao meio na horizontal para as conchas de legumes. Reserve.

Em uma frigideira pré-aquecida em fogo alto e sem azeite, toste a parte de dentro das cebolas cortadas ao meio. Em outra panela, refogue a cebola picada no azeite de oliva até dourar. Refogue a cenoura em cubos e a batata em cubos. Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto. Após refogado, adicione a marinada da bisteca, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, até os ingredientes ficarem al dente e secar um pouco o caldo da marinada. Adicione o tomate, o pêssego em pequenos pedaços e o cheiro verde picado. Deixe brevemente em fogo baixo e desligue.

Molho

Separe metade do cozido de legumes e bata no liquidificador. Se necessário, adicione uma concha de água. A outra metade recheie as pétalas de cebola tostadas, montando as conchas de legumes, depois do molho liquidificado, leve ao fogo e deixe ferver até engrossar e acerte o sal e pimenta.

Finalização

Numa frigideira em fogo alto, grelhe a bisteca num fio de azeite de oliva até dourar ambos os lados. Se necessário, leve a carne ao forno a 180 °C com as conchas de legumes para dar o ponto na carne e aquecer o acompanhamento.

Montagem do prato

Entre com o molho na metade do prato generosamente. Coloque dois pedaços de bisteca suína sobre o molho. Acomode as conchas de legumes ao lado da carne até completar o prato.

Dica

Para a decoração do prato, use folhas de manjericão sobre as conchas de legumes e passe um fio de azeite de oliva sobre as conchas para dar mais sabor ao prato.

Foto: Hellison Jean

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*