Cerveja na Gastronomia — Molho Chateaubriand na cerveja Baltic Porter

Por chef Junior Neves, formado em Gastronomia Internacional pelo Senac e chef pelo Espaço Gourmet, atuante há 15 anos na área gastronômica.

Citado na história, o escritor e diplomata François René Auguste de Chateaubriand desenvolveu esse clássico da gastronomia francesa, com a base de steak com legumes e molho demi-glace. Adaptei com um toque da cerveja Over the Moon, da cervejaria Alright Brewing, uma Lager do estilo Baltic Porter, com 7,5% ABV e 30 IBU, uma cerveja de coloração escura, densa e cremosa, nos atributos sensoriais, apresenta notas
complexas de café, nozes, toffee, chocolate ao leite, ameixas secas, uvas passas e leve caramelo.

Molho Chateaubriand na cerveja Baltic Porter

Rendimento: 2 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes
500 gramas de mignon
330 mL de cerveja Porter
1 unidade de cenoura
1 unidade de cebola
1 unidade de talo de salsão
1 unidade de alho porro
200 gramas de champignon inteiros
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Limpe o filet mignon, retirando as fibras e o excesso de gordura. Corte grosseiramente os legumes, em seguida, refogue em uma panela bem quente e com fogo alto as aparras de mignon junto com os legumes no azeite de oliva, deixando pegar no fundo da panela levemente para a caramelizar os ingredientes e dar sabor ao molho. Após, adicione a cerveja e deixe em fogo baixo no mínimo por 30 minutos, até chegar ao
ponto de molho.

Finalização do prato
Para finalizar, passe o molho numa peneira fina, acerte o sal e pimenta, coloque os cogumelos e sirva com steak de mignon grelhado ou escalopes de mignon e legumes frescos grelhados ou salteados.

Dica do chef
Nesse molho, também podem ser incluídos pinhão, um ingrediente típico do sul do Brasil, palmito em conserva e ervilhas frescas.

Foto do prato: Nicolly Lacerda

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*