Cerveja na Gastronomia — Chucrute Confit de Canard e Cerveja Roggenbier

Por chef Junior Neves, formado em Gastronomia Internacional pelo Senac e chef pelo Espaço Gourmet, atuante há 15 anos na área gastronômica.

Direto da Cervejaria Don Gentilis de pinhais Curitiba, preparei essa receita com um conjunto de cerveja de estilo alemão com um acompanhamento de um prato clássico, servido em quase todos os bares e pubs alemães do mundo todo.

De proteína coxa e sobrecoxa de pato, assada na gordura ou azeite em baixa temperatura, nesse chucrute usei a cerveja no preparo para dar um sabor menos azedo e de um preparo mais rápido, a cerveja Roggenbier contém trigo, ótima formação de espuma, um corpo extraordinário e com um leve sabor picante, a cerveja também entra na harmonização do prato, aprovado pelo CEO Cadu Lopes.

Ingredientes:

2 cervejas roggenbier

4 unidades de coxa de pato

500 gramas de gordura

1 unidade de repolho

2 unidades de cebola roxa

2 dentes de alho

Alecrim, tomilho e salvia

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere as coxas de pato com sal, pimenta do reino e as ervas frescas, alecrim, tomilho e salvia, coloque numa forma alta onde consiga cobrir todas as partes da carne de gordura, coloque os dois dentes de alho e leve ao forno a 80° graus por 3 horas, para o preparo do chucrute, em uma frigideira refogue a cebola roxa com cortes finos em um fio de azeite de oliva, refogue também o repolho com cortes finos, tempere com sal e pimenta do reino, refogue rapidamente em fogo alto, para finalizar adicione meio copo de cerveja e deixe ferver brevemente, reserve.

Após 3 horas, retire o pato da gordura e deixe de 15 a 20 minutos no forno numa temperatura de 180° graus, com a pele para cima para dourar e dar corânica.

Dica

Sirva com um molho agridoce, de laranja ou maça, frutas vermelhas também é uma ótima opção para equilibrar com o sabor marcante do pato.

Tempo de preparo 4 horas

Rendimento 4 porções

Dificuldade média

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*