Coletivo Minore comemora aniversário de um ano com festa

Texto: Andréia Ramires | Imagem: Divulgação

No próximo sábado, 19, o Coletivo Minore, cervejaria cigana de Porto Alegre/RS, vai comemorar seu aniversário de um ano realizando o Festival Serenos num Mundo Veloz. O evento vai ocorrer no Zitas Tap House, das 15h às 23h.

“Minore” tem origem na palavra menor, minoria. “Coletivo” veio com a ideia de que fosse mais que cerveja, que fossem colaborações com projetos que a cigana acredita para que juntassem isso à uma só voz. O Coletivo Minore surgiu em 2018, chefiado por Taís Suhre e Roberto Schroeder, com produções na Cervejaria Continente (RS).

Os rótulos da Minore são experimentais, de lotes pequenos e únicos. Taís explica que, por enquanto, são duas pessoas que fazem um pouco de tudo. “Dependemos de várias pessoas, funcionamos coletivamente. Vestimos desde o início o posicionamento do consumo como um ato político. Queremos aproximar produção e consumo. Acreditamos que sempre vai ter gente pra chamar de ‘nós’, pra abraçar e se sentir abraçado pela ideia. Volta e meia recebemos mensagem dizendo ‘eu quero comprar porque me identifiquei, penso como vocês’.”

Taís ainda comenta que 2019 foi um ano de testes para a cervejaria, para ver o que funciona e o que não dá certo. Como aprendizado, o ano ensinou a “desapegar” e seguir a linha de estar sempre lançando novos rótulos. “O mercado das cervejas por aqui é assim, precisamos desapegar das velhas ideias, dos mesmos estilos de sempre. É um momento de se unir com quem pensa com a gente para crescer junto, de maneira sustentável. Ouvir e dialogar com o consumidor, estar perto dele”, diz.

O evento

A escolha do local para sediar o primeiro ano da Minore foi de um bar que acreditou na ideia e apoiou desde o início, como conta Taís. “Meses depois de planejamentos e testes, lançamos nossa primeira cerveja, no Zitas Tap House, e foi uma festa maior do que as gurias esperavam. A Larissa Simon e a Andrea da Matta, sócias do bar, abraçaram a ideia mesmo antes de tomar a cerveja e também se tornou uma grande amiga nossa.”

De costume, o Coletivo não repete receitas, mas resolveu fazer uma nova versão da cerveja que foi melhor avaliada no aplicativo Untappd. Pro aniversário, será lançada a White IPA #2, uma receita que conta com biotransformação a partir de um blend de leveduras Saison, sendo feita nessa versão com lúpulo El Dorado no lugar do Mosaic — lúpulo este que foi o usado na White IPA #1.

Além de barris com lote único da Minore escondidos na câmara fria para a festa, também terá cervejas de outros produtores locais importantes para a história da marca. Estarão presentes as gaúchas Baumhardt, Continente, Hildegard, Sapatista e Zapata.

Para quem gosta de souvenires, música, cerveja e gastronomia, o sábado promete unir isso tudo. Terá exposições de lojinhas da Ana Paula Zonta, Élin Godóis, Melissa Westphal, Guilherme Robaski, e os produtos da própria Minore, como latas de outras edições, ecobags, copo do evento, adesivos e ilustrações.

Os shows serão comandados por Fernanda Hartmann, interpretando clássicos do samba e algumas músicas do seu novo projeto autoral La Lune, e da Bate Sopra, recente banda ganhadora do festival de música de Porto Alegre. A gastronomia ficará por conta de uma hamburgueria e de pizzas veganas, produzidas pelo Pitanga Gastronomia.

Serviço

Data: 19/10 (entrada gratuita)

Local: Zitas Tap House — Praça Cônego Marcelino, 21 – Porto Alegre/RS

Horário: 15h às 23h

 

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*