Com vagas limitadas, 1º Festival da Colheita do Lúpulo acontece em Curitibanos

Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, a cidade de Curitibanos/SC recebeu o 1º Festival da Colheita do Lúpulo, sendo realizado na Fazenda 1090. O evento ocorreu com vagas limitadas devido a pandemia da Covid-19, mas deverá ser atração novamente nos próximos anos.

Durante o evento, participantes puderam assistir o workshop Produção, Beneficiamento e Mercado de Lúpulo, por um dos pioneiros na retomada do cultivo de lúpulo no Brasil, o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Baierle. Também foi possível realizar visitação na plantação de lúpulo, colheita e brassagem coletiva com lúpulo fresco, além de trilhas e atividades familiares.

Outra atração foi a mesa redonda sobre mercado, com Duan Ceola, da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), Jonas Dalagnol, da Lupulândia, Natanael Lahnel, do Lúpulo Gaúcho, e Stefano Gomes Kretzer, Consultor para o Ministério da Agricultura.

O Engenheiro Agrônomo Rodrigo Baierle, um dos organizadores do evento, afirma que apesar do número limitado de pessoas, foi possível receber pessoas de diferentes estados do país, respeitando rigorosamente os protocolos de segurança. Além disso, destaca que o evento superou as expectativas, tendo um retorno positivo dos visitantes.

“O feedback foi 100% positivo, devido a palestras de alto nível e a programação como um todo. Pretendemos fazer o festival uma vez por ano, fazendo com que entre para o circuito nacional de eventos cervejeiros”. O organizador ainda fala sobre a percepção a respeito dos lúpulos colhidos: “Foi muito boa, a qualidade que as análises químicas demonstram foi sentida no campo, com lúpulos aromáticos de alta qualidade, inclusive superior aos importados”.

Foto: Divulgação

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*