Concurso Brasileiro da Cerveja divulga jurados

Competição ocorre durante o Festival Brasileiro da Cerveja 

A terceira edição do Concurso Brasileiro da Cerveja 2015, que acontece paralelamente ao Festival Brasileiro da Cerveja, já tem seus jurados definidos. Ao todo, são 31 profissionais de destaque no segmento cervejeiro nacional e internacional, entre eles o vencedor do III Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja, Oliver Wesseloh, a mestre-cervejeira Kátia Jorge, e o burgomestre Sady Homrich. A competição elege as melhores cervejas de cada estilo catalogado pela Brewers Association. Podem concorrer apenas cervejarias brasileiras legal e juridicamente constituídas e que tenham registro no  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As inscrições podem ser feitas através do site, clicando aqui, até sexta-feira, dia 30.

Confira os jurados desta edição:

Alejandro Baldenegro – Estudou Engenharia Industrial Mecânica, mas nunca concluiu o curso. Atualmente trabalha como gerente de produção em uma fábrica de transformadores (Partuluz SA). Começou com Homebrew em 2006 e é um dos sócios fundadores da Davok Brewmaster desde 2008. A marca já ganhou três medalhas em 2011 e 4 SBC SBC em 2012. Participou como juiz no concurso de cervejeiros, em Porto Alegre. Fez treinamento no Centro de Cata.

Alessandro Campanini – Proprietário da cervejaria Doppio Malto. sommelier de cerveja pela Doemens Academy. Durante suas viagens pelos Estados Unidos em busca de raridades para comercializar na Itália, descobriu o mundo das cervejas artesanais. Se formou mestre cervejeiro na Niagara Falls Brewing Company no Canadá. Em 2012 foi um dos cinqüenta juízes do mundo convidados para participar do European Beer Star. As cervejas que ele produz na Doppio Malto já receberam mais de 40 prêmios internacionais.

Ana Paula Almeida – Engenharia de Alimentos pela PUC-PR, formada também pelo Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas – SENAI – Vassouras – RJ; Siebel Institute of Technology (Chicago – EUA) e Doemens Academy (Munique – Alemanha) – World Brewing Academy e”International Diploma in Brewing Technology. Trabalhou por 12 anos em 5 plantas no Brasil, em coordenação de áreas do processo de elaboração de cervejas. 2 anos trabalhando no Centro de Desenvolvimento Tecnologico/ CDT, atuando em pesquisa e desenvolvimento de novas matérias- primas, novos processos, novos produtos, na AMBEV. Atualmente é gerente técnica da divisão de Filtração para a América do Sul. Desde 2009, apoiando Cervejarias na optimização do processo de filtração, buscando atingir melhores resultados e satisfação do cliente, na Imerys do Brasil.

Carolina Oda – Uma das primeiras profissionais formadas em gastronomia a se especializar em cervejas do Brasil. Fez seu primeiro trabalho com cerveja em 2005, mas naquela época ainda não imaginava que esse seria o seu futuro. Somente depois da faculdade de gastronomia e de alguns estágios em cozinha, em 2008, começou a trabalhar, quase que sem querer, no mundo dos copos e maltes. Após experiências como assistente de consultoria – com Cilene Saorin, bar – Melograno , importadora – Tarantino e uma expedição gastronômica de 90 dias na Europa, atua hoje como sommelier de cerveja da Cia Tradicional de Comércio (Ici Brasserie).

Daniel Wolff – Sommelier de cerveja e fundador e diretor da rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com.

Daniela de Castro Dezordi – Engenheira Química com mestrado em cervejaria na Bélgica – UCL e sommelier de cerveja pelo Senac/Doemens. Iniciou a carreira na Brahma e está na Ambev até hoje. Experiência na área de produção de cerveja, trabalhou em 3 plantas de complexidade diferentes. Foi responsável pelo desenvolvimento de novas matéria-primas e suporte técnico para redução de perdas no processo cervejeiro. Atualmente, Gerente Corporativa de Qualidade Interna da Ambev que abrange Brasil e Caribe. Faz parte do painel técnico de degustadores corporativos, degustando produtos de todas as cervejarias. Uma apaixonada por cerveja.

Diego Vandesar – Engenheiro Químico pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires em 2004, Cervejeiro Caseiro desde 2005. Socio fundador da Associação Civil Somos Cerveceros da Argentina e membro das direção nos períodos de 2008-2009 e 2010-2011.
Juiz BJCP desde 2009 e responsável pelo correção dos exames do BJCP desde 2014. Participou como jurado em vários concursos do Somos Cerveceros Acervas brasileiras, cervejeiros caseiros do Uruguai, Copa Sul Americana de Cervejeiros Caseiros e South Beer Cup. Foi docente de cursos de Avaliação Sensorial de Cerveja em 2013 e 2014.

Eduardo Passarelli – Empresário, Gastrônomo, Especialista em Gestão de Serviços de Alimentação, sommelier de cervejas, Professor do Instituto da Cerveja, Professor do FGVPEC, Colunista da Revista Prazeres da Mesa e Sócio do Aconchego Carioca.

Fabiana Arreguy – É jornalista e está à frente do programa Pão e Cerveja há 3 anos. O programa é o único do rádio brasileiro e traz, a cada semana, as novidades do setor de cervejas especiais nacional e internacional. Formada, desde 2010, pela Doemens Academy/ Senac SP como sommelier de cervejas. É membro da Federação Internacional de Beer Sommeliers, com sede em Munique. Coordenadora do curso de Sommelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers – seção MG. Juíza em concursos nacionais e internacionais de cervejas artesanais.

Gabriela Montandon – Jurada de concursos nacionais e internacionais, atualmente desenvolve parte do seu projeto de PhD na Bélgica (Laboratory of Enzyme, Fermentation and Brewing Technology, KU Leuven – Technology Campus, Gent) na produção de cervejas especiais com novas linhagens de leveduras da América do Sul. Participa de outros projetos de pesquisa e também como degustadora em aroma e estabilidade sensorial de cervejas. É membro-fundadora da Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (ACervA-Mineira), cervejeira e sócia-proprietária da Cervejaria Grimor dentro do projeto Inconfidentes Cervejarias Conjuradas.

Herbert Schumacher – Diretor da Cervejaria Abadessa, sommelier de cervejas (Doemens/Senac), Professor de Escola Alemã (Science of Beer) e cientista político pela Universidade de Munique.

Jaime Odeja – Realizou diversos trabalhos e viveu em vários países antes de chegar ao fantástico mundo da cerveja. Realizou vários cursos relacionados a produção de cerveja, sua maior experiência cervejeira foi como assistente de produ&ção em um brewpub, em Chicago, EUA. Em 2010, trabalhou como voluntário no Great American Beer Festival (GABF) em Denver, Colorado.
Em 2009, criou o site conEspuma.com dedicado à educação e à promoção do consumo responsável de cervejas, também proporciona serviços de apoio as cervejarias, restaurantes e distribuidores. Dirige degusta&ções e participou em diferentes painéis sensoriais de cervejarias diferentes. Trabalhou como juiz no Chilean Beer Experience realizado el 2011 e Copa Cervezas de America el 2012.

Jessica Larsson – Começou em 2004 abrindo um pub e restaurante em Malmo, na Suécia. Queria ter cervejas de todo o mundo no cardápio já que naquela época, os suecos bebiam apenas as lagers tradicionais. Rapidamente descobri a grande variedade de cervejas que temos no mundo. Em 2005, abriu um bar dedicado única e exclusivamente a cervejas artesanais suecas. Desde então, a cerveja tem ocupado grande parte da sua vida e hoje viaja o mundo para ver o que acontece na indústria, visitando cervejarias e experimentando novas cervejas.

Joseph Tucker – Criador do site RateBeer (ratebeer.com) uma das mais importantes ferramentas de avaliação e classificação de cervejas do mundo.

Kátia Jorge – Mestre-cervejeira, brasileira e natural do Rio de Janeiro. Graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Técnica de Berlim (TU-Berlin / Alemanha) (1986), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996-1998) e Doutorado em Ciências de Alimentos pela UFRJ e Universidade do Porto (Portugal) (2000-2003). MBA em Administração Estratégica (UES) (2008-2009). Desde 1984 dedicou-se à área de cervejaria, trabalhando e estudando na Alemanha, na VLB-Berlin, Instituto de P&D em Cervejaria da Universidade Técnica de Berlim, e depois de volta ao Brasil em 1989, como funcionária da Companhia Cervejaria Brahma (1989-1995). 

Leonardo Sewald – Sócio-proprietário da Cervejaria Seasons, cervejaria natural de Porto Alegre/RS conhecida por fabricar, dentre outras cervejas, as premiadas Green Cow IPA, Cirilo Coffee Stout e Wallace Amber Ale. Cervejeiro formado pelo Siebel Institute of Technology de Chicago/EUA, Leo também é membro da Brewers Association, ASBC – American Society of Brewing Chemists e MBAA – Master Brewers Association of Americas. Sócio-fundador da ACERVA Gaúcha, homebrewer por mais de 8 anos e viciado confesso em compostos de lúpulo, Leo também é um ativista do meio cervejeiro, promovendo eventos, cursos e palestras em diversas regiões do país em prol da disseminação da cultura das boas cervejas.

Leonardo Botto – Cervejeiro Artesanal, fundador da ACervA Carioca, professor, sommelier de cervejas e empresário atuante no ramo de bar e importação e distribuição de equipamentos e insumos cervejeiros.

Leonardo Ferrari – Mestre cervejeiro de Antares, uma das cervejarias mais prestigiadas na Argentina. Em poucos anos, a Ferrari voltou sua paixão por esta bebida tradicional em um negócio milionário que tem inúmeras franquias em todo o país e exporta seus produtos para os mercados da América, Europa e Oceania

Luc De Raedemaeker – Tasting Director & Project Manager do Brussels Beer Challenge. Responsável por organizar eventos de degustação e harmonização. Jurado em concursos internacionais, sommelier de cerveja pela Doemens Akademie, de Munique, BSB Certification, Brewery Class (COOV (Anderlecht, BE, Bierkenner” (PCVO Antwerp, BE), Stibon Beer Course Level 1 (Amsterdam, NL), Stibon Beer Course Level 2 (Amsterdam, NL), Certified Beer Server@Cicerone (US) e Lambiek Academie (BE).

Marcus Dapper – Natural de Porto Alegre – RS, mestre-cervejeiro formado na Doemens Akademie de Munique – Alemanha, com certificação reconhecida pela HWK (Câmara de Artesãos de Munique e Alta Baviera) através da Meisterprüfung (Prova de Mestre). Beer sommelier formado pelo Instituto da Cerveja Brasil – São Paulo.

Mauricio Beltramelli – Autor dos livros “Cervejas, Brejas & Birras – Um Guia Completo para Desmistificar a Bebida Mais Popular do País” e “”As 100 Melhores Cervejas Brasileiras””, ambos pela Editora Leya Brasil. 
Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação formado em 2010 pelo Siebel Institute of Technology (Chicago – EUA)
sommelier de cervejas formado em 2010 pela Doemens Akademie GmbH (Munique, Alemanha) em parceria com o SENAC-SP.

Melissa Cole – Escritora e sommelier, autora do livro Let Me Tell You About Beer (Vamos Falar De Cerveja) Melissa Cole vive o sonho cervejeiro. Ela não apenas escreve excessivamente sobre a bebida favorita do mundo, ela também trabalha com chefs para criar menus harmonizados de comida e cerveja, tanto para restaurantes estrelados do guia Michelin, quanto para pubs locais. É jurada convidada em competições de cerveja de Bruxelas ao Brasil e de Amsterdã até a América. Também atuna criação de cervejas colaborativas. Foi indicada como uma das mulheres mais poderosas da indústria de bebidas pelo Channel4 Food e foi nomeada educadora do ano pelo Imbibe Magazine em 2013.

Oliver Wesseloh – Iniciou sua carreira cervejeira no Brewpub da Gröninger em Hamburgp. Iniciousua formação em mestre cervejeiro no VLB em 1995. Depois de dois trabalhos na indústria cervejeira alemã, se mudou para o Caribe para trabalhar na Dominica Brewery & Beverages em 2003. Em 2006 desenvolveu o projeto da Cayman Islands Brewery. Foi gerente técnico da empresa e também consultor do Banks D.I.H. na Guiana.
Em 2009 se mudou para Miami para ser 2009 para ser o gerente de vendas da Ziemann’s Technical para América do Norte e Caribe, trabalhando com a indústria de crafters dos Estados Unidos. Foi ali que decidiu retornar para Hamburgo e abrir sua própria cervejaria, a Kehrwieder Kreativbrauerei.

Pablo Carvalho – Jurado concurso South Beer Cup 2014 e doFrei Tuck BHHB 2014. Sócio fundador da Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais – Acerva Mineira, tesoureiro e vice-presidente, e sócio conselheiro em algumas gestões. sommelier de cervejas – Academia Sommelier de Cervejas – FIEMG -SINDIBEBIDAS

Paddy Johnson – Proprietário da Windsor and Eton Brewery, foi funcionário da Courage Brewery de Londres e mestre cervejeiro pela Birmingham University. Diretor de produção de cervejarias da Escócia e de Newcastle. Em 2003 se tornou gerente de Qualidade e se tornou membro da Innserve, maior empresa de tecnologia do Reino Unido. Fez uma cerveja colaborativa com a Container, de Blumenau (SC).

Patrick Zanello – Biólogo Formado pela USP – Ribeirão Preto.Mestre Cervejeiro formado pelo Instituto Siebel em Chicago e Instituto Doemens em Munique.
Experiência de 5 anos em microcervejarias, fazendo parte de cervejaria importantes como Cervejaria Colorado, Cervejaria Schornstein, e atualmente trabalhando nos EUA na cervejaria Beltway Brewing Co ( Washington DC )
Juiz certificado BJCP com experiência em campeonatos nacionais e internacionais ( camepeonato Brasileiro de cerveja – 2013/2014, Italian Beer Fest, Concurso Nacional das Acervas – Curitiba etc )

Ricardo Canabrava – Brasileiro, nascido em Belo Horizonte. Formado em Biologia, bacharel em Ecologia pela UFMG. Mestrado em Biotecnologia Industrial – Cervejaria – pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Há 24 anos na industria cervejeira, atuando em grandes grupos. Atualmente mestre cervejeiro, gerente de produção na Cervejaria Backer em Belo Horizonte, produtora das premiadas Pele Vermelha IPA, Bravo Imperial Porter, Medieval Belgian Blond Ale, Três Lobos American Pilsen, dentre outras.

Rubens Deeke – Sommelier, comercial e marketing na Cervejaria Bierland (Blumenau, SC). Co-fundador da Bier Labs e co-organizador do Mochilão Cervejeiro (viagens temáticas pelo universo cervejeiro); cervejeiro caseiro.

Rubens Mattos – Engenheiro Químico, Mestre em Engenharia Química e Doutor em Tecnologia de Alimentos, onde conduziu estudos sobre a estabilidade sensorial de cervejas. É também Mestre Cervejeiro formado pela Universidade da Califórnia – Davis, EUA, em 1996. Atua desde 1994 na indústria e no mercado de cervejarias.

Sady Homrich – Baterista da banda Nenhum de Nós desde 1986, fFormado em Engenharia Química na PUCRS em 1989, cervejeiro caseiro desde 1983. Entusiasta da boa mesa, estuda química na cozinha e foi o idealizador da Quinzena Gastronômica de Pelotas, de 2004 a 2012. Curador do Projeto Extra-malte – por um mundo cervejeiro melhor – em conjunto com o StudioClio Instituto de Arte e Humanismo e Cerveja Coruja – desde 2007.

Tatiana Spogis – Sommelier de cervejas da importadora Bier & Wein desde 2002 tem no currículo o terceiro lugar no Campeonato Mundial da categoria em 2013. Foi a melhor posição alcançada por um brasileiro no torneio bienal. É formada em design gráfico e trabalhou por nove anos no ramo, até mudar de rumo e decidir dedicar-se ao universo das cervejas. Fez uma especialização na Unicamp em análise sensorial e, hoje, aos 37 anos, é uma das profissionais mais respeitadas entre quem trabalha com cervejas especiais.

O Festival Brasileiro da Cerveja acontece de 11 a 14 de março de 2015 no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC. Criado para atender à demanda de cervejeiros e apreciadores da bebida, o evento acompanha o crescimento do mercado de cervejas artesanais no país, ampliando sua estrutura e público visitante, que aumentou em 47% na última edição.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*