Culinária brasileira, uma cozinha de raiz

Produção: Andréia Ramires | Texto: Emílio Chagas | Foto: Pablo Garcia

Jonas Barbosa atua em duas frentes, tendo se formado em Gastronomia pela Hotec (SP) e sommelier de cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). Assim, transita entre os mundos gastronômico e cervejeiro com desenvoltura, passando por vários locais de trabalho e cursos com especialistas, até criar, em 2015, o seu próprio espaço, a hamburgueria Bruttus Burger, em Osasco/SP.

Hoje com 41 anos, ele começou a fazer cerveja artesanal em 2010. Para aprofundar os seus conhecimentos, um ano depois fez o curso de sommelier na ABS. Em seguida, começou a trabalhar em importadoras de cerveja, como a Tarantino e Beer Maniacs, onde conheceu muita gente ligada ao meio cervejeiro. Chegou a montar um plano de negócios para abrir uma loja cervejeira, mas acabou deixando o modelo de lado ao perceber que muitas lojas estavam fazendo parceria com food trucks, gerando mais resultados.

“Remodelei meu projeto para uma hamburgueria com cervejas especiais, mas que tratasse a cerveja no mesmo patamar de importância que a comida. Foi aí que, em 16 de maio de 2015, inaugurei a Bruttus Burger, uma hamburgueria que trouxe para a cidade uma experiência entre burgers e cervejas especiais.”

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição 48 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*