Dama Bier — A “dama” cervejeira

Texto: Emílio Chagas | Foto: Divulgação

A família Bazzo costumava viajar à Alemanha, onde gostava de consumir as cervejas locais, nos mais diversos estilos, de regiões da Baviera. Foi então que surgiu o desejo de conhecer mais a cultura cervejeira, com a vontade de criar uma cervejaria para tornar acessível aos brasileiros todos os estilos consumidos no exterior. Assim, em janeiro de 2010, os sócios Carlos, Felipe e Renato Bazzo fundaram a Dama Bier em Piracicaba/SP.

“A ideia inicial de fundar a cervejaria surgiu em meados de 2008, depois de muitos estudos e conversas com pessoas já atuantes no mercado. Desde a concepção do projeto, o objetivo sempre foi a busca por criar cervejas com qualidade ímpar, inicialmente nos estilos alemães e, posteriormente, ampliando a gama de produtos de outras escolas de países já consagrados em fazer boas cervejas”, começa explicando Renato Bazzo, sócio-diretor.

O nome, segundo a analista de marketing da empresa, Cristiane Oliveira, é uma homenagem “às mulheres que, ao longo dos séculos, foram as únicas responsáveis pela produção da cerveja. Além disso, ‘Dama’, uma denominação nobre, é um nome curto, em português, de fácil pronúncia e memorização”.

Renato acrescenta que a decisão de instalar a cervejaria na cidade teve muito a ver com a vocação para o desenvolvimento fabril e com a excelente localização. Depois de muito tempo de estudos e planejamento, a cervejaria saiu do papel e tornou-se realidade, conta. Os primeiros estilos produzidos foram Pilsen, Weiss e München. Um ano depois, IPA e Stout também entraram no portfólio.

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição 44 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*