Dicas para bares e restaurantes diminuírem desperdício de alimentos e manterem vendas durante a pandemia

Texto: Andréia Ramires | Foto: Divulgação

Com a Covid-19, bares e restaurantes tiveram uma significativa queda nas vendas. Desde a implantação da quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus, muitos profissionais trabalham em casa e apenas áreas essenciais podem funcionar. Diante disso, Guilherme Satoru, chef e fundador da Satoru Food Service Consulting, dá quatro dicas para manter as vendas e evitar desperdícios de alimentos.

Além de unidades de saúde e mercados, outra área que não pode parar é o setor gastronômico, no qual 65% dos restaurantes, padarias e lanchonetes já registraram queda de faturamento de 70%, segundo a Associação Nacional de Restaurantes. Organizar vendas e entregas por meio de aplicativos ou redes sociais e apostar em processo de Cook and Chill, que diminui desperdício de alimentos, podem ser algumas das soluções. 

Guilherme Satoru acredita que muitos restaurantes poderão não resistir ao período de isolamento e o pós-quarentena. “É inegável que haverá um retrocesso na área gastronômica e que afetará principalmente os pequenos empresários”, explica. Para ele, os restaurantes que sobreviverem terão que enfrentar outra crise, na volta, quando seus faturamentos terão caído mais pela metade nos primeiros meses. 

Entretanto, Satoru acredita que ainda se pode amenizar os prejuízos causados pela crise, organizando as vendas e entregas por meio de aplicativos e redes sociais, além de apostar em processos que diminuam o desperdício de alimento e aumente a produtividade na cozinha. Confira algumas dicas:

Diversificar opções de entrega e venda

O que muitos restaurantes já tem feito é de se cadastrar em aplicativos de entrega, como iFood e Uber Eats. Estas empresas podem ajudar na entrega, como também ampliam os canais de venda, mas não são as únicas opções. Os estabelecimentos também podem estreitar as relações com os clientes pelas redes sociais, pelo WhatsApp e até mesmo por um aplicativo próprio do restaurante. Para os conteúdos que serão divulgados nas redes sociais, quanto menos texto melhor. E você pode organizar essas informações de forma visual, para facilitar o entendimento de potenciais clientes e um aplicativo chamado Canva tem uma versão gratuita que pode ajudar.

Produza conteúdo para engajar seu público nas redes sociais

Garanta que seu público-alvo saiba que seus negócios continuam operando. A ideia aqui é ser lembrado mesmo de portas fechadas e como levar a experiência do seu restaurante para dentro das casas dos clientes. Se o seu restaurante sabe fazer risotos deliciosos, por exemplo, dê dicas para o seu público de como pode fazer isso em casa. Use Instagram, Youtube, e-mail, etc, para difundir esta mensagem e ser lembrado.

Não desperdice alimentos e aumente produtividade da equipe

Em um momento que o faturamento está prejudicado por conta da pandemia, é fundamental que os restaurantes possam aproveitar o máximo dos alimentos que tem em seu estoque. Um processo usado na Satoru Consultoria que pode ajudar a cozinha dos estabelecimentos é o Cook and Chill, que significa literalmente “cozinhar e resfriar” e evita desperdícios e quebra de vitrine, que é a falta do produto anunciado. Esse sistema não só permite uma operação com mais rendimento, produtividade de mais de 60% e redução de desperdício em 80%, como também aumenta a flexibilidade, reduz a mão de obra em até 15% da mão de obra e diminui o estresse da equipe.

Redobre os cuidados com higiene

Não tem período mais oportuno que ampliar a atenção com as questões de higiene no preparo e embalagem dos alimentos. Saber conduzir todo o processo de venda, preparo do alimento e a entrega seguindo as recomendações sanitárias é fundamental para as vendas e aumentar a confiança do cliente. Entre as medidas, estão a correta higienização das mãos antes e depois da entrega, em média de 30 a 30 minutos, e também da máquina e do cartão após o uso. Outra forma é permitir a entrada controlada de um cliente por vez ou até mesmo criar serviços de drive-thru para estabelecimentos com mais espaço, no qual clientes não precisam nem descer do carro para pegar sua encomenda.

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