Divulgados os vencedores do Piracicaba Beer Cup

Anúncio foi feito em festa de premiação que ocorreu no último final de semana.

Os cervejeiros de Piracicaba/SP e região que não conseguiram participar do Piracicaba Beer Cup 2016 já podem ir se programando para a próxima edição do concurso, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro de 2017 e o terá como estilo American IPA. O anúncio da data foi feita juntamente com a divulgação dos vencedores da edição de 2016, em uma festa que ocorreu no dia 11 de dezembro, no Armazém XV, em Piracicaba/SP, e reuniu cerca de 150 pessoas.

Ao todo, 32 rótulos foram analisados e divididos em dois grupos, de acordo com os estilos: Grupo A – California Common, com 12 amostras e Grupo B – Oatmeal Stout, com 20 amostras. As seis melhores cervejas de cada grupo foram para a final por estilo e os jurados escolheram as três vencedoras por grupo, de forma simultânea e por consenso e deliberação. No Grupo A, os vencedores foram Marina Bonini, de Piracicaba/SP, que garantiu o ouro; Ricardo Parise, de Conchas/SP, ficou com a prata, e Gustavo Almeida, também de Piracicaba, levou o bronze para a casa. Já no Grupo B, o ouro ficou com Camilo Cazonatto, de Rio Claro/SP; a prata foi para Felipe Fagundes, de Campinas/SP, e o bronze para Lucas Hansen, de Nova Odessa/SP. As vencedoras desses dois grupos foram avaliadas para a categoria The Best of Show, na qual as três melhores colocadas levaram premiações como vale-compras, sacas de maltes, cesta de cerveja, camiseta oficial do evento, além de um curso de off-flavor oferecido pelo Instituto da Cerveja Brasil para o primeiro colocado.

Jurados analisando as cervejas
Jurados analisando as cervejas

O primeiro lugar do BoS ficou para Camilo Cazonatto – que também venceu no ano passado – seguido por Felipe Fagundes e Lucas Hansen, respectivamente. “Participar do PBC 2016 e ter a oportunidade de ganhar pelo segundo ano consecutivo foi uma sensação muito agradável. Um misto de reconhecimento e incentivo a continuar no caminho que tracei junto à difusão da Cultura Cervejeira no interior. Bolar uma receita buscando ficar dentro dos parâmetros estabelecidos para o estilo é um excelente desafio, que quando cumprido de forma assertiva, eleva o padrão do produto final em todos os seus aspectos sensoriais”, comentou Camilo.

Marina, primeira colocada no estilo California Common, fala que tinha pouco conhecimento sobre o estilo e que jamais pensou em produzir, mas que suas expectativas sobre a cerveja foram crescendo a cada momento, desde estudos à elaboração da receita, e espera que sirva de exemplo para outras mulheres cervejeiras. “Foi a melhor sensação do mundo! Depois de ter conquistado o 1º lugar, minha expectativa é que isso sirva de incentivo para as mulheres participarem mais dos concursos cervejeiros e também que essa seja mais uma prova de que mulher sabe fazer cerveja boa, sim”, diz.

Confira a programação do Piracicaba Beer Cup 2017:

2017

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*