Egito descobre cervejaria de mais de cinco mil anos

No mês de fevereiro, uma notícia divulgada pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito contou que um grupo de arqueólogos norte-americanos e egípcios encontraram a mais antiga cervejaria do Egito Antigo, com cerca de cinco mil anos.

Se tornando a mais antiga cervejaria já descoberta no mundo, ficaria localizada na cidade de Abidos, em uma área de uma antiga necrópole, a 250 km de Cairo. A principal hipótese é de que a cervejaria foi erguida no período do rei Narmer, primeiro faraó do Egito. A dinastia durou entre 3.150 a.C a 2.163 a.C, estimando que a cervejaria seja de 3.000 a.C.
Cintia Rolland, professora do Centro Universitário FMU, afirma que a descoberta auxilia na compreensão de sistemas culturais, econômico, consumo e produção. “Essa cervejaria mostra uma produção em grande escala associada a um centro funerário de muita importância ligado ao Deus Osiris, uma divindade ctônica ligada aos grãos.”

A especialista ainda acrescenta: “Vale ressaltar que a cerveja no Egito Antigo tinha a importância de um alimento básico e essencial, bem como o pão. Atualmente, há diversas pesquisas que reconstituem a fabricação da receita egípcia que era servida quente. Nessa escavação foram encontrados os vasos típicos para fabricação e aquecimento dessa bebida. Esses vasos serviam também como pictograma para compor a palavra cerveja, que em egípcio antigo chama-se heneqet” completa.
Foto: Divulgação AFP

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*