European Beer Star 2021

Durante suas primeiras duas décadas, a European Beer Star tornou-se uma das mais importantes competições de degustação de cervejas do mundo. E está indo bem. Melhor do que nunca, apesar das adversidades da pandemia. O setor cervejeiro muda constantemente. A European Beer Star acompanha o setor com inovações: a mudança para as novas instalações da Doemens Academy, a loja on-line da European Beer Star, a nova parceira de logística Quehenberger Logistics e as modificações nas categorias de cerveja.

“Free-Style Beer”: a nova categoria especial

Em 2021, pela primeira vez, haverá 71 categorias; 70 mais 1, mais precisamente, porque a nova adicionada este ano, “Free-Style Beer” (Cerveja de estilo livre, em português) é claramente diferente das outras 70. Essa nova categoria especial homenageia criações incríveis que não podem ser encaixadas em uma grade predefinida. Sair do senso comum é um requisito básico para entrar nesta categoria. Portanto, a lógica é que não tenha nenhuma restrição analítica para a entrada de cervejas na categoria “Free-Style Beer”.

O “normal” está Out of Style

Os organizadores da European Beer Star chegam a dizer que a cerveja que entrar no “estilo livre” não deve se encaixar em nenhuma das outras categorias. Se os juízes atribuírem um produto categorizado como “Free-Style Beer” a uma categoria existente, eles são incentivados a aplicar a regra “Out of Style” (fora do estilo, em português). Isso significa desqualificação e a cerveja não será julgada. Kilian Kittl, responsável pela European Beer Star, explica o procedimento: “Não deve haver nenhuma brecha para as cervejas que a cervejaria não quer cadastrar na sua categoria ‘real’. Uma ‘German-Style Helles’ deve competir com outras cervejas ‘Helles’, uma Witbier, com outras Witbiers, e assim por diante. Na categoria ‘Free-Style Beer’, queremos cervejas extremamente incomuns, diferentes! Pela primeira vez, criações totalmente malucas também terão a oportunidade de ganhar a European Beer Star. Nossa nova categoria especial irá homenagear e incentivar a criatividade dos mestres cervejeiros”.

A narrativa é importante

Aviso: o júri é muito rigoroso. Os participantes terão a chance de usar uma “ferramenta” especial nesta categorial especial: a narrativa. Se conseguirem convencer os juízes de que seu produto é uma cerveja exclusiva por meio de uma descrição de sucesso, suas chances de ganhar um prêmio aumentam. A história da cerveja apresentada pode desempenhar um papel importante nisso. Uma prática de produção desafiadora também pode ser reconhecida. As cervejarias competindo são aconselhadas a destacar suas inovações e pontos de vendas exclusivos. Se conseguirem impressionar na descrição do que torna sua cerveja “muito especial”, elas ganham pontos valiosos na avaliação. Mas, cuidado: ser “um pouco diferente” não basta! Por fim, a qualidade também é o fator decisivo na categoria “Free-Style Beer”. Como nas outras 70 categorias, ela deve ser demonstrada nos critérios de avaliação de aroma, sabor, harmonia e sensação de boca. A narrativa e os testes sensoriais constituem, assim, uma abordagem holística, em consonância com o Zeitgeist da European Beer Star.

Modificações: categorias adaptadas de acordo com a época

O mundo dos estilos de cerveja está em constante mudança. Portanto, não só o portfólio da concorrência cresce a cada ano, mas as categorias existentes também são revisadas anualmente e modificadas sempre que necessário. Em 2021, as modificadas foram as de números 9, 43 e 69.

Na ordem:
Categoria 9: International-Style Lager — Essa categoria se refere às Lagers fabricadas com substitutos de malte, enzimas ou outros adjuntos aprovados internacionalmente.

Categoria 43: Strong Porter — Os dois estilos Baltic-Style Porter e Imperial Porter se combinam neste grupo. Consequentemente, as cervejas fortes Porter, tanto de alta quanto de baixa fermentação, podem ser inscritas. Não confunda com a Imperial Stout, categoria 46. Tudo continua igual nessa categoria.

Categoria 69: New-Style Non-Alcoholic beer — Esta categoria homenageia o mercado crescente de cervejas sem álcool. Os estilos de cerveja que vão além das Lagers sem álcool e das cervejas de trigo sem álcool já se estabeleceram há muito tempo. A lista de representantes “típicos” desta categoria é heterogênea. Lagers sem álcool e sem lúpulo também entram aqui, assim como as Dark Lagers. Ales, bem como cervejas ácidas ou com especiarias, desde que sem álcool, também têm espaço nesta categoria.

Quehenberger Logistics: o novo parceiro para o transporte de cervejas para a EBS

A empresa gerida pelo proprietário é uma excelente parceria para a organizadora da European Beer Star, a Association Private Brauereien. A Quehenberger está sediada em Straßwalchen, perto de Salzburg e, portanto, no coração da Europa e muito perto da Doemens Academy, onde acontecerá a degustação. Com 80 locais na Europa Central e Oriental e empresas parceiras cuidadosamente selecionadas em todos os continentes, a Quehenberger Logistics possui uma infraestrutura de alto desempenho.

O ponto de contato para todos os participantes do mundo da European Beer Star é a Sra. Nicole Mayrhofer. Na medida do possível, ela tentará organizar pontos de consolidação nos respectivos países. Kilian Kittl, responsável pela European Beer Star, pede aos participantes internacionais em especial: “Entre em contato com a Sra. Mayrhofer, de preferência antes da inscrição. Ela ajudará com o transporte, desembaraço aduaneiro e entrega”. A Sra. Mayrhofer está disponível para responder dúvidas sobre logística em nicole.mayrhofer@quehenberger.com.

Degustação por especialistas na “nova Doemens”

Em 2021, a degustação por especialistas da European Beer Star acontecerá novamente na Doemens Academy e terá início em 4 de novembro de 2021, mas em um novo local. O novo edifício em Lohenstrasse, Gräfelfing, está em construção. As obras devem ser concluídas em agosto. A Doemens se mudará de Stefanusstrasse para Lohenstrasse em setembro e outubro. Portanto, é fundamental estar atento ao novo endereço ao enviar cervejas. Ele é: DOEMENS AKADEMIE, Lohenstraße 3, 82166 Gräfelfing.

Stefan Stang, gerente geral da Private Brauereien Bayern e. V., está aproveitando os muitos anos de parceria com a Doemens e está ansioso pelas novas instalações. “Esperamos ter uma equipe internacional de especialistas novamente em 2021. Os padrões de higiene já eram excelentes no outono passado. No novo edifício, teremos mais salas e também salas maiores. Portanto, será um pouco mais fácil garantir a segurança dos juízes e auxiliares.”

Regionalidade sem limites: a loja on-line da European Beer Star

Muitas das cervejas enviadas para a European Beer Star são vendidas exclusivamente regionalmente. Com a loja on-line da European Beer Star, a European Beer Star Online Shop, é possível, pela primeira vez, ter acesso a todas as raridades, independentemente de onde se esteja. A loja está integrada ao “mercado on-line para cervejarias” BeerTasting.com. As cervejarias com cervejas vencedoras em seu portfólio podem fazer parte do marketplace. Elas ganham sua própria loja no mercado virtual, a qual podem personalizar de acordo com seu design corporativo e administrar por conta própria.

Ao mesmo tempo, ficam com seus produtos na European Beer Star Online Shop e no mercado geral e, assim, têm acesso a clientes em potencial. Como, infelizmente, cervejas ainda não têm autorização para viajar dentro da União Europeia, a loja on-line da European Beer Star ainda está limitada à Alemanha e à Áustria. Peter Reimann, operador e organizador da BeerTasting.com, espera levar a loja para a Itália, França e Suíça em breve. Novamente, quanto antes as cervejarias sinalizarem sua intenção de participar, mais cedo as cervejas vencedoras serão colocadas no mercado.

Após a análise das inovações de 2021, devem ser destacados dois critérios importantes que tornaram
a European Beer Star tão especial desde o início. Os “preços olímpicos” e a importância global deixam o metal precioso ainda mais precioso. Somente os três primeiros em cada categoria são premiados. É isso que torna o ouro, a prata e o bronze especialmente valiosos na European Beer Star. E é isso que a diferencia tão claramente das competições que premiam vários ou que dão ouro a vários competidores por categoria. Em vez de uma placa escrita “eu também”, a cerveja vencedora do metal precioso na European Beer Star recebe um ponto de venda exclusivo extremamente valioso. Somada a isso está a agora enorme
importância internacional da European Beer Star. Afinal, faz toda a diferença ganhar a liga regional — ou a Liga dos Campeões.

Listas de categorias para visualização e download

A lista geral e as descrições detalhadas das categorias estão disponíveis no site www.european-beer-star.com. Lá, também é possível baixar os documentos. As descrições das categorias e as listas da European Beer Star não são importantes apenas para a competição. Elas podem ser muito úteis para outros fins, por exemplo, na formação de pessoal de restauração, comércio ou de construção.

Não é apenas para a Europa, é para o mundo todo!

A European Beer Star tem esse nome porque foi crida na Europa e continua sendo mantida lá. Mas está aberta para o mundo inteiro. Qualquer cervejaria comercial de qualquer país e qualquer continente pode enviar cervejas. Exceto em tempos de pandemia, o júri também é totalmente internacional; em 2019, os especialistas em cerveja vieram do mundo todo. Um clube heterogêneo com experiências profissionais extremamente diversas. Eles têm apenas uma coisa em comum: são donos dos melhores narizes e paladares cervejeiros do mundo.

Datas
Inscrições: a partir de 1º de abril de 2021
Fim do desconto para compras antecipadas: 25 de junho de 2021
Prazo de inscrição: 17 de setembro de 2021
Entrega: 1º a 22 de outubro de 2021
Degustação por especialistas: 4 e 5 de novembro de 2021
Cerimônia de premiação: 9 de novembro (sujeito a alterações)

Contato
Private Brauereien Bayern e.V.
info@private-brauereien-bayern.de
+49 89 290956-0
European Beer Star
Kilian Kittl
kittl@private-brauereien-bayern.de

Foto: Divulgação

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*