Expresso Bier Fest reúne apreciadores em Atibaia

Evento recebeu mais de cinco mil pessoas na sua primeira edição. Organizadores comemoram o sucesso e já programam a edição de 2016.

Atibaia/SP sediou seu primeiro festival de cervejas especiais entre os dias 20, 21 e 22 de novembro, na Estação Atibaia, charmoso espaço de eventos. Organizado pelo Grupo Perfil e Estação Atibaia, o Expresso Bier Fest recebeu nesta edição mais de cinco mil visitantes, que puderam prestigiar novidades e clássicos de microcervejarias locais e de marcas internacionais, representadas por distribuidoras.

atibaiaSegundo os organizadores, além de apresentar novas marcas ao público, o Festival foi realizado em clima familiar e de descontração.“O evento foi muito bom, passei praticamente o dia com minha família e as crianças se divertiram muito no espaço kids. Fiquei tranquilo em deixá-las com o monitor, e eu e minha esposa pudemos conhecer as mais diversas cervejas e ainda ouvir uma boa música”, conta o empresário João Freitas.

Histórias e curiosidades não faltam sobre os pequenos grandes negócios dos microcervejeiros. Muitos deles começam a produzir como hobby e, então, abrem suas próprias cervejarias. É o caso da Valenbier, micro de Extrema/MG, uma das expositoras do evento. Segundo Elaine Valentin, uma das co-fundadoras, fazer cerveja em casa acabou virando um negócio da família. “Não esperamos um retorno de imediato, mas estamos investindo na visibilidade da marca e qualidade de nossos produtos para nos solidificarmos e, aí sim, termos um retorno. Nosso primeiro investimento de exposição da marca está sendo aqui no Expresso Bier Fest e estamos já satisfeitos com os resultados obtidos durante o evento”, comemorou Eliane.

Outra curiosidade é a história do piloto Guilherme Schmitz, que em suas horas vagas começou a produzir cerveja em casa. “Enquanto eu morava em Florianópolis, fazia da pesca meu escape. Quando me mudei para São Paulo, precisei largar este hobby e, lendo uma reportagem sobre cervejas artesanais, me identifiquei e comecei a criar a minha própria. Percebi que as pessoas passaram a apreciá-la e então resolvi fundar minha pequena empresa”, diz Schmitz. O piloto continua voando e ao mesmo toca seus negócios junto com um sócio. A primeira cerveja da marca não deveria ter outro nome que não o sugestivo Flug Bier (voo em alemão), uma Weizen.

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Durante o Expresso Bier Fest, a Schmitz-Zandoná lançou em primeira mão a cerveja Thunderbolt Irish Red Ale, eleita a terceira melhor do festival pelo público visitante — a primeira e a segunda colocação ficaram para a ESB Speedway da Bragantina (SP) e para a Pilsen daValenbier (MG), respectivamente.

Definitivamente, o mercado de microcervejarias artesanais é, cada vez mais, fomentado por este tipo de evento, uma nova oportunidade de negócios para os expositores e lazer para os visitantes. De aco
com os organizadores, o sucesso da primeira edição é apenas o início: há muito ainda o que crescer e se investir neste nicho que, até pouco tempo atrás, era desconhecido pelo grande público.

 

 

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