Glossário para iniciantes #2

Glossário

Depois do glossário dos termos de produção da edição anterior, convidamos Lucas Dorneles Meneghetti a definir alguns termos cervejeiros fundamentais para aqueles que estão começando neste universo. Lucas é cervejeiro caseiro desde 2010, juiz National do BJCP e beer sommelier. Economista por formação, em sua trajetória cervejeira já foi premiado com o troféu Panela de Ouro no Concurso Nacional das Acervas 2015 e é, hoje, sócio-diretor do Roister, um misto de restaurante, bar e cervejaria de Porto Alegre/RS.

Acerva — É a abreviação para Associação de Cervejeiros Artesanais. São associações, geralmente de âmbito estadual, que reúnem cervejeiros caseiros e estimulam a produção de cerveja. É o “berço” de muitos cervejeiros profissionais e cervejarias.

Acetaldeído — É um off flavor (defeito sensorial) comum. Percebe-se, tanto no aroma quanto no sabor, como maçã verde e não é desejável na cerveja. Está geralmente associado a problemas de fermentação.

Ale — É geralmente entendida como uma “família” cervejeira e corresponde ao tipo de levedura utilizada. São leveduras de “alta fermentação” (i.e. fermentação a altas temperaturas) e, alternativamente às Lagers, produzem cervejas mais frutadas e de maior corpo.

Quer ver a lista completa de palavras? Adquira a edição #40 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*